Edufu conquista vaga na final do Jabuti Acadêmico

Coleção 'Entre Rios' se destaca com livros infantojuvenis sobre o meio ambiente, sendo um dos cinco títulos selecionados para a última fase da primeira edição do prêmio

Publicado em 18/07/2024 às 13:25 - Atualizado em 19/07/2024 às 09:39

A coleção “Entre Rios” de Educação Ambiental, ilustrada pelo designer gráfico Carlos Gabriel Ferreira, foi selecionada como finalista na categoria "Ilustração" do Prêmio Jabuti Acadêmico. Composta por três livros - O Céu do Cerrado, O Céu do Amazonas e O Céu do Litoral -, a coleção se destaca por abordar temas ambientais para o público infantojuvenil, um segmento raro entre editoras de universidades públicas. A Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu) é pioneira nesse campo.

A importância desses livros é significativa, pois despertam o interesse do público infantojuvenil para questões ambientais, contribuindo para o debate contemporâneo e servindo como material didático em várias disciplinas.

Processo de criação da 'Entre Rios'

O professor Marcelo Lapuente Mahl, do Instituto de História (Inhis/UFU), explica que "a coleção surgiu da relação entre arte, ciência e meio ambiente". Desenvolvida entre 2022 e 2023 com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), a coleção visa apoiar a educação ambiental. Mahl concebeu o projeto e os textos, enquanto Ferreira ficou responsável pelas ilustrações. "A liberdade criativa na nossa parceria resultou em um trabalho rico em texturas e formas que complementam os textos", destaca o designer gráfico.

Prêmio Jabuti Acadêmico

O Prêmio Jabuti, principal reconhecimento literário do Brasil, agora possui uma versão acadêmica, apoiada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), valorizando contribuições essenciais para o progresso cultural e científico do país. O Prêmio Jabuti Acadêmico foca em obras acadêmicas, científicas e profissionais, com categorias como Ciências Biológicas, Medicina, História, Psicologia, Economia e Direito, entre outras. Os vencedores recebem uma estatueta e um prêmio de R$ 5 mil.

Reconhecimento para a Edufu

Alexandre Guimarães, diretor da Edufu, celebra a presença entre os cinco finalistas da nova premiação: "Ser finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico é um reconhecimento significativo para a Edufu e para todos os envolvidos na criação da coleção 'Entre Rios', destacando-se em um cenário competitivo e reforçando a relevância desta contribuição para a literatura ambiental infantojuvenil. Isso demonstra nosso compromisso com a educação ambiental e a produção de conteúdo relevante e inovador. Esperamos que essa conquista inspire outras universidades a investirem em projetos semelhantes, ampliando o debate e a conscientização sobre questões ambientais."

Palavras-chave: Edufu; UFU; Editora da Universidade Federal de Uberlândia; Produção acadêmica; Prêmio Jabuti Acadêmico livros Finalistas