Pular para o conteúdo principal
Direito

Equipe da UFU conquista colocação inédita em competição internacional de júri simulado nos Estados Unidos

Além do oitavo lugar, os estudantes também tiveram o 15º melhor memorial escrito da competição

Publicado em 25/07/2024 às 12:50 - Atualizado em 09/08/2024 às 13:38

Registro da participação da equipe do Núcleo de Moot Courts na abertura da 'Philip C. Jessup Moot Court Competition'. (Foto: arquivo pessoal)

O Núcleo de Moot Courts, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), ficou entre os oito primeiros colocados, em meio às 143 equipes, de mais de mais de 85 países participantes da Philip C. Jessup Moot Court Competition (Jessup), a maior e mais tradicional competição internacional de júri simulado do mundo, que ocorreu entre os dias 30 de março e 7 de abril, em Washington, nos Estados Unidos. Além da colocação geral inédita, chegando às quartas de final, o núcleo conquistou também o 15º melhor memorial escrito da competição. "Ficamos nesta posição num universo de mais de 600 memoriais submetidos e ficamos em 2º lugar (dos 143) no nosso 'overall result', algo que nenhum time do Brasil havia feito antes!", comemora Laura Marques de Oliveira, coordenadora discente do Moot Courts.

O grupo da UFU se classificou para a etapa mundial após ser vice-campeão da rodada nacional da Jessup, em janeiro de 2024. Já na capital dos Estados Unidos colocou três de seus integrantes entre os 200 primeiros colocados no geral e ocupando o pódio de melhores oradores brasileiros, sendo eles os estudantes Laura Oliveira (no primeiro lugar brasileiro e segundo da América Latina), João Vitor Ferreira (em segundo lugar) e José Victor Rocha (em terceiro). A Jessup abrange mais de 600 universidades nas etapas nacionais e é conhecida pelo alto nível de pesquisa e escrita acadêmica em direito internacional, além da avaliação de postura e oratória de seus participantes.

Na etapa internacional, a equipe se qualificou como a segunda melhor universidade do mundo nas quatro rodadas preliminares da competição, tendo um desempenho melhor do que o de universidades tradicionais do mundo todo, como Oxford, Singapore Management University School of Law, University of British Columbia, King's College London e Harvard University

A Jessup consiste na simulação de julgamentos na corte internacional de justiça da Organização das Nações Unidas (ONU), entre dois Estados fictícios a respeito de diferentes temas. São realizadas duas rodadas: a escrita em que as equipes elaboram dois memoriais, de acusação e defesa dos Estados; e também a oral, em que os competidores devem sustentar os argumentos legais pesquisados na etapa anterior, para uma bancada de juízes composta por profissionais de Direito e Relações Internacionais.

O grupo de Moot Courts da UFU, atualmente conduzido pelo professor. Thiago Paluma, foi fundado em 2018 pela professora Tatiana Squeff e, desde 2020, participa anualmente da Jessup. Na próxima edição, que ocorre em 2025, o núcleo busca usar a experiência adquirida nesta edição para obter um resultado ainda melhor, e enxerga a possibilidade da primeira colocação como realidade. A equipe que representou o núcleo na edição de 2024 foi formada por Laura Marques de Oliveira, José Victor Rocha, João Vitor Ferreira, Guilherme Queiroz, Ana Beatriz Perin, João Neto Camillo e Augusto Carrijo.


 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Moot Courts DIREITO Juri simulado

A11y