Publicado em 03/11/2025 às 13:34 - Atualizado em 12/11/2025 às 09:35
Entre os dias 10 e 21 de novembro, o Brasil será palco da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), a COP 30. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) terá como representante a professora da Faculdade de Direito (Fadir) e coordenadora da Cátedra Jean Monnet, Cláudia Loureiro. A docente, que realiza pesquisa sobre as mudanças climáticas e ecocídio (graves crimes contra o meio ambiente), no ano passado, submeteu um projeto para que a universidade pudesse participar na função de observadora da COP30. No final de outubro de 2025, Loureiro recebeu a carta de aceite para participar como observadora do evento mundial.
“Nossa função é observar o que está acontecendo e eu pretendo elaborar um relatório com tudo que eu vivenciarei lá e ver o que isso pode gerar para nós, enquanto universidade, efeitos em nossos projetos de pesquisa, em nossas disciplinas e nos órgãos internos da UFU. Assim, alinhar a atuação do Comitê dos ODS [Objetivos de Desenvolvimento Sustentável] com as conclusões que forem extraídas da participação da UFU como observadora”, explica Loureiro.
A docente explica que a participação da UFU como observadora contribuirá para a internacionalização da universidade. “O que me motivou a participar deste projeto é inserir a universidade dentro desse contexto internacional, para a UFU ter um papel de protagonismo dentro desse contexto, desse debate, como instituição de ensino superior, como academia, ter um protagonismo”, destaca.
É professora efetiva da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia e coordenadora da Cátedra Jean Monnet da Universidade Federal de Uberlândia com o Projeto Global Crossings. Concluiu o Programa de Pós-Doutoramento em Direito na Nova School of Law - Lisboa (2021) e o Programa de Pós-Doutoramento em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2016). É doutora em Direito pela Universidade Nova de Lisboa (2020), doutora (2015) e mestre (2006) em Direito Civil Comparado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
É autora da obra “Refugiados e apátridas no direito internacional” e da obra “Introdução ao Biodireito”. É pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa Biodireito e Direitos Humanos - UFU, do Observatório Interamericano e Europeu dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Clínica Humanitas.
A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (CQNUMC ou UNFCCC, na sigla em inglês) criou a Conferência das Partes (COP) como órgão responsável por tomar as decisões necessárias para implementar os compromissos assumidos pelos países no combate à mudança do clima. A COP é composta por todos os países que assinaram e ratificaram a Convenção. Atualmente, 198 países participam da UNFCCC, o que faz dela um dos maiores órgãos multilaterais do sistema da Organização das Nações Unidas (ONU). Neste ano, a COP acontece em Belém, no Pará, entre os dias 10 e 21 de novembro.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica.
Palavras-chave: COP DIREITO Fadir meio ambiente ecocídio UFU
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS