Pular para o conteúdo principal
Meio Ambiente

Cláudia Loureiro, professora da Faculdade de Direito, participará da COP 30

Docente será a representante da UFU como observadora da conferência

Publicado em 03/11/2025 às 13:34 - Atualizado em 12/11/2025 às 09:35

Foto: Divulgação site oficial COP30

 

Entre os dias 10 e 21 de novembro, o Brasil será palco da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), a COP 30. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) terá como representante a professora da Faculdade de Direito (Fadir) e coordenadora da Cátedra Jean Monnet, Cláudia Loureiro. A docente, que realiza pesquisa sobre as mudanças climáticas e ecocídio (graves crimes contra o meio ambiente), no ano passado, submeteu um projeto para que a universidade  pudesse participar na função de observadora da COP30. No final de outubro de 2025, Loureiro recebeu a carta de aceite para participar como observadora do evento mundial. 

“Nossa função é observar o que está acontecendo e eu pretendo elaborar um relatório com tudo que eu vivenciarei lá e ver o que isso pode gerar para nós, enquanto universidade, efeitos em nossos projetos de pesquisa, em nossas disciplinas e nos órgãos internos da UFU. Assim, alinhar a atuação do Comitê dos ODS [Objetivos de Desenvolvimento Sustentável] com as conclusões que forem extraídas da participação da UFU como observadora”, explica Loureiro

A docente explica que a participação da UFU como observadora contribuirá para a internacionalização da universidade. “O que me motivou a participar deste projeto é inserir a universidade dentro desse contexto internacional, para a UFU ter um papel de protagonismo dentro desse contexto, desse debate, como instituição de ensino superior, como academia, ter um protagonismo”, destaca.

 

Foto em plano americano da professora Cláudia Loureiro
Cláudia Loureiro também é coordenadora da Cátedra Jean Monnet (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Sobre Cláudia Loureiro

É professora efetiva da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia e coordenadora da Cátedra Jean Monnet da Universidade Federal de Uberlândia com o Projeto Global Crossings. Concluiu o Programa de Pós-Doutoramento em Direito na Nova School of Law - Lisboa (2021) e o Programa de Pós-Doutoramento em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2016). É doutora em Direito pela Universidade Nova de Lisboa (2020), doutora (2015) e mestre (2006) em Direito Civil Comparado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 

É autora da obra “Refugiados e apátridas no direito internacional” e da obra “Introdução ao Biodireito”. É pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa Biodireito e Direitos Humanos - UFU, do Observatório Interamericano e Europeu dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Clínica Humanitas.

 

O que é a COP?

A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (CQNUMC ou UNFCCC, na sigla em inglês) criou a Conferência das Partes (COP) como órgão responsável por tomar as decisões necessárias para implementar os compromissos assumidos pelos países no combate à mudança do clima. A COP é composta por todos os países que assinaram e ratificaram a Convenção. Atualmente, 198 países participam da UNFCCC, o que faz dela um dos maiores órgãos multilaterais do sistema da Organização das Nações Unidas (ONU). Neste ano, a COP acontece em Belém, no Pará, entre os dias 10 e 21 de novembro. 

 

Carta de Aceitação da participação da UFU como observadora da COP30 (Foto: Reprodução)
Carta de Aceite da participação da UFU como observadora da COP30 (Foto: Reprodução)

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica.

 

Palavras-chave: COP DIREITO Fadir meio ambiente ecocídio UFU

A11y