Programas de pós-graduação em Direito da UFU e da UEL lançam livro em conjunto

União visa trazer interação entre discentes e docentes de diferentes instituições, além de estimular a pesquisa dentro delas

Publicado em 15/02/2024 às 14:34 - Atualizado em 22/02/2024 às 17:33

Imagem: Divulgação

O livro Diálogos entre Programas de Pós-Graduação em Direito, lançado no dia 24 de janeiro, é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL). O projeto tem como principais objetivos estimular o diálogo entre programas de pós em Direito e também a interação entre docentes e discentes. A publicação deste trabalho entre as instituições foi uma exigência para a conclusão das disciplinas "Sociedade, Democracia e Pós-Modernidade" e "Negócios Jurídicos na Contemporaneidade".

A iniciativa surgiu com o aumento dos trabalhos, como congressos, seminários e simpósios, realizados entre as duas universidades. Para iniciar a parceria, foram selecionados dois estudantes, um de cada instituição, e assim estes são introduzidos à produção científica, o que incentiva a chegada de novos pesquisadores na área jurídica.

O projeto foi coordenado pelos professores Cláudia Loureiro e Gustavo Marin, do curso de Direito da UFU, em parceria com os discentes Gustavo Marin Rita de Cássia Resquetti Tarifa Espolador e Daniela Braga Paiano, da Universidade Estadual de Londrina. Segundo a docente da UFU, "participar do projeto foi gratificante, pela interação entre as instituições e seus profissionais".

Loureiro ressalta como o projeto fortalece o ideal da universidade aberta, "uma vez que o acesso ao livro é livre e gratuito a todos os interessados" e, ainda, "favorece a pesquisa, um dos pilares das instituições públicas de ensino superior".

Palavras-chave: Pós-graduação livro DIREITO Parceria UFU UEL