Pular para o conteúdo principal
Sustentabilidade

Projeto para renovação do Núcleo de Agroecologia do Cerrado Mineiro é aprovado pelo CNPq

Iniciativa dará continuidade às ações de pesquisa, extensão e fortalecimento da produção agroecológica na região

Publicado em 27/11/2025 às 16:03 - Atualizado em 27/11/2025 às 16:24

Aprovação marca mais um avanço no fortalecimento das ações agroecológicas desenvolvidas pela UFU, desde 2013. (Arte: Rodrigo Nascimento)

 

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio do Grupo de Pesquisa e Extensão em Participação Social, Políticas Públicas, Autogestão e Agroecologia (Agrupes), concorreu em chamada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), obtendo a aprovação do projeto “Apoio à continuidade do Núcleo de Estudos em Agroecologia do Cerrado Mineiro (Nacem/UFU)”.

A proposta conta com a colaboração da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen), do Instituto de Biotecnologia (IBTec) e do Instituto de Ciências Agrárias (Iciag) e dá seguimento ao trabalho da equipe transdisciplinar de pesquisadores e extensionistas da UFU. Esses esforços contribuíram tanto para o desenvolvimento de tecnologias sociais e produtos técnicos quanto para a consolidação do Programa Institucional de Extensão Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica, coordenado pelas professoras Ana Carolina Siquieroli (IBTec – Monte Carmelo) e Adriane de Andrade Silva (Iciag – Monte Carmelo).

Entre os resultados de maior impacto, destaca-se a criação e a expansão da Feirinha Solidária da UFU, que é realizada há 10 anos e se tornou referência regional na comercialização de alimentos agroecológicos – ou seja, produzidos com práticas que priorizam a biodiversidade e o uso de técnicas sustentáveis, sem agrotóxicos ou fertilizantes químicos sintéticos. A iniciativa impulsionou a geração de trabalho e renda para agricultores que realizaram a transição agroecológica e, hoje, fornecem produtos certificados para a alimentação escolar e para o consumo da comunidade local.

 

Reconhecimento nacional

Para a professora Cristiane Betanho (Fagen), coordenadora-geral do projeto, a aprovação representa um importante reconhecimento do trabalho construído na última década: “O projeto ficou no terço superior entre as 74 propostas aprovadas, o que indica que nosso histórico e nossa proposta podem efetivamente contribuir para o avanço do estudo e da prática agroecológica na região de abrangência da UFU. Esse resultado é fruto do trabalho transdisciplinar realizado por toda a equipe e pela comunidade envolvida e nos motiva a avançar e aprofundar as ações do Nacem.”

 

Próximos passos

Na nova etapa, válida por 36 meses (de 2025 a 2028), o projeto buscará aprofundar ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas para temas como segurança alimentar e nutricional, consumo crítico, acesso a políticas públicas, geração de renda, promoção da saúde, ocupação de mercados e participação social. A abordagem permanece participativa e transdisciplinar, envolvendo diferentes unidades acadêmicas e parceiros comunitários.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: UFU PROEXC extensão universitária pesquisa Agroecologia Agroecologia no Cerrado Nacem sustentabilidade meio ambiente CNPq Economia Solidária

A11y