Pular para o conteúdo principal
Lançamento

‘Stefan Zweig no caleidoscópio do tempo’: livro sobre a obra e vida do autor é lançado em parceria com a UFU

Colaboração entre o Museu Casa Stefan Zweig e o Laboratório de Estudos Judaicos da UFU foi feita em Petrópolis (RJ); evento contou com a presença do embaixador da Áustria no Brasil

Publicado em 09/07/2024 às 16:13 - Atualizado em 09/07/2024 às 18:14

 

Nos anos 1940, a Europa era um lugar muito diferente do que se conhece hoje. Arrasada por duas guerras, politicamente dividida e marcada pelos horrores de regimes autoritários, como o nazismo e o fascismo, muitos de seus cidadãos buscaram abrigo em outras partes do mundo durante a primeira metade do Século XX. 

Entre eles, estava o austríaco e judeu Stefan Zweig. Refugiado dos horrores do holocausto e da perseguição sofrida pelo regime nazista, Zweig chegou ao Brasil em 1940, vindo de um velho mundo devastado. Ao pisar em território brasileiro, porém, o escritor se encantou: muitas eram as maravilhas do solo latinoamericano, intocado pelas guerras modernas da história da humanidade, longe das armas de destruição em massa e com exuberantes paisagens tropicais, diferente de tudo que conhecia e deixou para trás na Europa. Essa onda de otimismo e encantamento que atingiu Zweig pode ser percebida ao longo de toda a sua obra ‘Brasil, um país do futuro’, que, anos após sua publicação, continua a ser objeto de estudo de muitos pesquisadores e professores. 

Publicado pela Passaredo Edições, "Stefan Zweig no caleidoscópio do tempo: reflexões sobre o autor de Brasil, um país do futuro" é um livro de 17 capítulos, cada qual escrito por um pesquisador brasileiro que se debruçou sobre a vida e obra do escritor austríaco. 

Lançada no último dia 22 de junho, em parceria entre o Museu Casa Stefan Zweig e o Laboratório de Estudos Judaicos da Universidade Federal de Uberlândia (LEJ/UFU), sua estreia ocorreu na Casa Stefan Zweig, em Petrópolis (RJ), contando com a presença do embaixador austríaco no Brasil, Stefan Scholz. A obra, que traz ricos insights sobre Stephan Zweig, pode ser encomendada pelos e-mails dos organizadores: kristina@telenews.com.br, kenia@triang.com.br e geovane.melo@ufu.br.

Kenia Pereira é docente do Instituto de Letras e Linguística da UFU e coordenadora do Laboratório dos Estudos Judaicos Já Geovane S. Melo Junior é pesquisador e técnico administrativo da instituição.



Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: lançamento livro

A11y