Uberlândia registra inflação estável e queda no custo da cesta básica

Combustíveis e energia elétrica puxam inflação na cidade, enquanto preços de alimentos essenciais caíram 0,87% no mês passado

Publicado em 17/07/2024 às 12:24 - Atualizado em 17/07/2024 às 14:43

Imagem: Canva

A inflação em Uberlândia foi de 0,28% no mês de junho. É o que aponta o levantamento divulgado pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU), na manhã desta quarta-feira, 17 de julho, no novo boletim do Índice de Preços ao Consumidor (IPC). Por outro lado, o custo da cesta básica de alimentos, composta por 13 itens essenciais, teve uma redução, fechando em um custo de R$ 692,05 - o equivalente a 0,87% de decréscimo em relação ao mês anterior.

Inflação em Uberlândia

IPC-Cepes de junho, que mede a variação dos preços ao consumidor em Uberlândia, manteve-se estável em comparação com maio. A variação acumulada no ano chegou a 2,17%, enquanto nos últimos 12 meses a inflação acumulada foi de 4,19%.

Os grupos que mais influenciaram o IPC no mês de junho foram:

• Transportes: variação de 0,59%, com destaque para o aumento de 2,14% nos combustíveis para veículos;
  • Habitação: variação de 0,51%, impulsionada pelo aumento de 6,52% na energia elétrica residencial;
  • Alimentação e Bebidas: variação de 0,26%, influenciada pelo aumento de 3,94% no preço do leite e derivados e de 1,27% nas carnes.

Em comparação com junho de 2023, quando o IPC havia registrado uma variação negativa de -0,09%, o cenário atual mostra uma tendência de recuperação e aumento dos preços. Quando comparado a outros índices de inflação, como o IPCA [Índice de Preços ao Consumidor Amplo] e o INPC [Índice Nacional de Preços ao Consumidor], o IPC-Cepes de Uberlândia apresentou variações similares, refletindo uma tendência nacional.

Salário Mínimo Necessário e Cesta Básica

Em junho de 2024, o salário mínimo necessário para sustentar uma família de quatro pessoas em Uberlândia foi calculado em R$ 5.813,93. Este valor é mais de quatro vezes superior ao salário mínimo oficial - de R$ 1.412,00 -, evidenciando a dificuldade das famílias em manter seu poder de compra.

Os produtos da cesta básica que apresentaram as maiores oscilações foram:

• Batata: aumento de 16,20% no mês e 80,72% nos últimos 12 meses;
  • Tomate: redução de 9,66% no mês, mas aumento de 19,22% nos últimos 12 meses;
  • Banana: redução significativa de 19,50% no mês e 9,85% nos últimos 12 meses;
  • Carne: leve aumento de 1,16% no mês e redução de 1,78% nos últimos 12 meses;
  • Leite: aumento de 8,80% no mês e 4,50% nos últimos 12 meses.

Histórico e Metodologia do Cepes

O Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-sociais da Universidade Federal de Uberlândia realiza a coleta de dados e a análise de preços desde 1979, utilizando uma metodologia rigorosa e comparável à do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa é baseada na coleta mensal de preços em mais de 500 estabelecimentos de Uberlândia, abrangendo uma cesta de 228 subitens que representam o consumo das famílias com renda de 1 a 5 salários mínimos.

Os resultados mensais do IPC-Cepes são fundamentais para entender a dinâmica econômica local e auxiliar na elaboração de políticas públicas. Para mais detalhes e acesso aos boletins mensais, visite o site do Cepes.

Palavras-chave: IPC-CEPES Inflação em Uberlândia Economia Cesta Básica