UFU abre seleção para propostas de novos grupos PET

Inscrições para submissões de propostas devem ser realizadas nos dias 1º e 2 de agosto

Publicado em 18/07/2024 às 11:32 - Atualizado em 18/07/2024 às 18:06

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação dos Grupos do Programa de Educação Tutorial (CLAA/PET/UFU), lança o Edital CLAAPET nº 3/2024, com o objetivo de selecionar duas propostas para participar do Edital nº 4/2024 do Ministério da Educação (MEC). A iniciativa visa à criação de 45 novos grupos PET nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas.

Para enviar uma proposta, é necessário ser docente da UFU, possuir título de doutor(a) e pertencer ao quadro permanente da instituição, com contrato de regime de tempo integral e dedicação exclusiva. As propostas devem estar alinhadas aos princípios do PET, incluindo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. As atividades devem promover a qualidade acadêmica, estimular a formação de profissionais altamente qualificados e promover a equidade e diversidade no ambiente universitário.

Temáticas dos grupos PET

Serão selecionadas propostas para três temas:

1. "Rede de Integridade da Informação": propostas devem focar na compreensão e proteção do ecossistema informacional digital, abordando temas como saúde pública, mudanças climáticas, inteligência artificial e outras tecnologias emergentes;
  2. "Rede Encontro de Saberes": propostas devem trabalhar com comunidades populares, urbanas, rurais, quilombolas ou indígenas, visando à diversidade social e integrando saberes populares à curricularização da extensão;
  3. "Rede de Educação Antirracista": propostas devem promover debates e ações antirracistas, com foco na educação das relações étnico-raciais e educação escolar quilombola.

As propostas serão avaliadas conforme critérios como envolvimento institucional, impacto social das atividades de extensão, práticas inovadoras de ensino e articulação com o Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão (Pide/UFU).

Datas importantes

As inscrições para submissões das propostas poderão ser feitas de 1º a 2 de agosto, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da UFU. O resultado preliminar será divulgado no dia 8, com possibilidade de recursos no dia 9. Já o resultado final será publicado no dia 12.

As propostas aprovadas devem ser inscritas no Edital nº 4/2024 do MEC, entre 13 e 14 de agosto. Para esclarecimento de dúvidas, basta entrar em contato com o CLAA, pelo e-mail jecunha@ufu.br.

Palavras-chave: edital PET propostas