UFU lança projeto de extensão 'Diálogos com o Bem-Estar: Saúde da Mulher'

Iniciativa visa proporcionar melhor qualidade de vida às mulheres com obesidade

Publicado em 02/07/2024 às 11:18 - Atualizado em 02/07/2024 às 17:56

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com a sua Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Faefi), está promovendo o projeto de extensão "Diálogos com o Bem-Estar: Saúde da Mulher", coordenado pela professora Nádia Carla Sheik. O objetivo principal da iniciativa é melhorar a saúde de mulheres com obesidade, por meio de um tratamento multidisciplinar, enfatizando a prática de exercícios físicos e aconselhamento em saúde. A iniciativa é destinada a mulheres entre 18 e 40 anos e as inscrições já podem ser feitas, por meio do preenchimento de um formulário on-line.

A abordagem multidisciplinar no atendimento das participantes envolverá a colaboração de profissionais e estudantes dos cursos de Educação Física, Nutrição e Psicologia. As sessões de acompanhamento, com duração de uma hora, ocorrerão duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, no Campus Educação Física da UFU. Durante todos os encontros, serão realizados exercícios físicos, enquanto a participação dos colaboradores da nutrição e psicologia dependerá da disponibilidade de horários dos profissionais e estudantes.

Segundo Eduarda Bonato, estudante de Educação Física e participante do projeto, ele é crucial para promover mudanças significativas no estilo de vida das participantes. Isso é alcançado com a prática regular de exercícios físicos, a melhoria dos hábitos alimentares, os indicadores de saúde metabólica e da saúde mental. Além disso, ela ressalta a importância de aumentar o conhecimento e a consciência sobre saúde, abordando questões como transtornos alimentares e incentivando hábitos mais saudáveis.

O projeto terá duração de aproximadamente três meses, podendo haver continuidade de acordo com o calendário acadêmico. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (16) 99235-9881.

Palavras-chave: Ciências da Saúde Projeto de Extensão exercício físico