Café Porandu oferece degustação em evento de 39 anos da Fapemig

Produto, elaborado por projeto de pesquisa da Universidade, mostra a importância do incentivo das agências de fomento, para converter pesquisas em resultados para a sociedade

Publicado em 30/08/2024 às 12:40 - Atualizado em 30/08/2024 às 17:57

Foto: Matheus Gomes

Desenvolvido pelo grupo de pesquisa, “Da Semente à Xícara" da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o “Café Porandu” marcou presença com uma experiência de degustação de cafés especiais, no evento de aniversário da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), realizado nesta quinta-feira (28), em Belo Horizonte. A iniciativa, realizada em parceria com a Fundação de Apoio Universitário da UFU (FAU), surgiu em 2019 e integra, por meio de pesquisa e inovação, o conhecimento científico ao saber tradicional dos produtores rurais do Cerrado Mineiro.

A presença do produto desenvolvido pela universidade reforçou a importância das parcerias entre as universidades, os produtores e as agências de fomento, como a Fapemig. Essa colaboração contribui para o desenvolvimento de novos métodos na produção cafeeira local e traz inovação ao setor. No evento, o reitor da UFU, professor Valder Steffen Junior, enfatizou a relevância do projeto para a valorização da ciência e como o apoio da Fapemig é essencial para a transformação do conhecimento gerado nas universidades em resultados concretos para a sociedade.

O aniversário de 39 anos da Fundação contou com a participação de pesquisadores, servidores, ex-dirigentes e gestores de instituições científicas. Nela foram assinados dois acordos de cooperação técnica que visam incentivar a pesquisa, desenvolvimento e a inovação no estado.

Estiveram presentes no evento os pesquisadores Matheus Gomes, do Instituto de Biotecnologia,  Pedro Bertarini, da Faculdade de Engenharia Elétrica, e  Libia Diniz, da Faculdade de Engenharia Química, que representaram o grupo "Da Semente à Xícara", e explicaram a importância do apoio das agências de fomento para pesquisas como a do projeto, que beneficiam toda a cadeia produtiva do café.

Palavras-chave: Café Porandu Fapemig Da semente à Xícara