Café Porandu, desenvolvido pela UFU, participa de reunião do G20

Evento acontece entre os dias 16 e 19 de setembro, em Manaus, com as lideranças dos países-membros

Publicado em 19/09/2024 às 09:26 - Atualizado em 23/09/2024 às 09:15

Projeto começou em 2019 e tem se tornado referência na cultura cafeeira. (Foto: Reprodução/Instagram Café Porandu)

O Café Porandu, desenvolvido pelo grupo de pesquisa “Da Semente à Xícara", da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi convidado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para participar do G20. Com o foco em "Inovação Aberta para o Desenvolvimento Justo e Sustentável", a reunião acontece entre os dias 16 e 19 de setembro, em Manaus (AM), com a presença de lideranças dos países-membros das maiores economias do mundo.

O objetivo do “Grupo de Trabalho de Pesquisa e Inovação” do G20 é discutir os desafios e as oportunidades de pesquisa e inovação na Região Amazônica. O Café Porandu está representando o café brasileiro, em especial o produzido na Região do Cerrado Mineiro.

O evento conta com a participação dos 20 países membros do G20, grupo que inclui tanto nações desenvolvidas quanto emergentes. “Será uma grande oportunidade para discutir e fortalecer a cooperação internacional e destacar o papel inovador das pesquisas que o grupo ‘Da Semente à Xícara’ da UFU vem desenvolvendo nos últimos anos em Patos de Minas e região”, declaram os coordenadores do projeto, que ainda ressaltam como as iniciativas pioneiras desenvolvidas por eles têm impacto positivo na cultura cafeeira.

O projeto, em parceria com a Fundação de Apoio Universitário (FAU), com produtores rurais e com empresas do setor cafeeiro, tem desenvolvido tecnologias disruptivas na cadeia do café, como o uso de Inteligência Artificial, técnicas de pós-colheita e sequenciamento de DNA. O Café Porandu é fruto de vários anos de pesquisas acumuladas no campo e no laboratório da UFU, valorizando os perfis sensoriais de cada tipo de café da região do Cerrado Mineiro, produzindo com o mais alto rigor tecnológico e científico, e agrupando conhecimentos do cafeicultor e do pesquisador em um só produto.

Palavras-chave: Café Porandu G20 Patos de Minas pesquisa Da semente à Xícara