Publicado em 20/01/2016 às 17:18 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:14
Como servidores e servidoras têm participado da carreira técnico-administrativa na UFU? O acesso aos cargos de gestão é igualitário para todos e todas? Que políticas públicas poderiam promover a igualdade de gênero na universidade?
A partir das respostas de técnicos e técnicas da UFU, a pesquisadora Alinne Gomes Marques, mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFU) e técnica do Instituto de Letras e Linguística (Ileel/UFU), vai traçar o perfil dos servidores e servidoras da universidade. “A diferença social estabelecida entre mulheres e homens desde a infância que acaba por influenciar as práticas sociais e as trajetórias profissionais é um tema bastante atual nas Ciências Sociais”, explica Alinne.
O que motivou a servidora a pesquisar este tema? “Situações cotidianas e relatos de colegas sobre o dilema relacionado a questões como a divisão sexual do trabalho, a utilização do tempo livre, a responsabilidade com filhos, a articulação entre maternidade/paternidade e progressão na carreira...”, relata. Além disso, Alinne observou diagnósticos recentes dos setores privado e público indicando disparidades de gênero no ambiente de trabalho, como a baixa representação de mulheres em cargos de gestão.
A pesquisa, intitulada “Gênero e Trabalho no Setor Público: um estudo de caso do segmento técnico-administrativo da UFU”, é orientada pela professora Maria Lúcia Vannuchi e foi autorizada pelo Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos e pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da UFU. A previsão de conclusão da pesquisa é março deste ano.
Quanto maior a participação de servidores e servidoras, mais representativo será o resultado da pesquisa. O questionário está disponível na internet até 05 de fevereiro, não solicita identificação e pode ser respondido por técnicos e técnicas de todos os campi da UFU (não se aplica a funcionários que trabalham na instituição em fundações e empresas terceirizadas em regime CLT).
Clique aqui para responder.
Palavras-chave: pesquisa gênero
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS