Pular para o conteúdo principal
Pesquisa

Agência Intelecto promove na UFU debate sobre sistema para criação de peixes

Tecnologia social produz alimento em pequenos sítios, chácaras ou quintais da zona urbana

Publicado em 12/08/2016 às 17:10 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:13

A Agência Intelecto, órgão ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), realiza um debate sobre o Sistema para criação de peixes com recirculação de água, inventado e patenteado por Sandra Morelli, professora do Instituto de Genética e Bioquímica e Luiz Carlos Guilherme, ex-professor de genética da UFU e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

A ferramenta é utilizada em um programa social da EMBRAPA que atende centenas de famílias dos estados do Piauí e Maranhão. Intitulado de "Sisteminha" pelas comunidades atendidas, o sistema consiste na criação de peixes em tanques, construídos com materiais simples como palha, barro, papelão, madeira, plástico e na reutilização das águas dos tanques para irrigar as plantas ao redor da casa. O projeto ensina como otimizar o uso da água das cisternas e ajuda tanto os moradores quanto o meio ambiente, da criação de peixes à irrigação das plantações.

A iniciativa desenvolvida pela EMBRAPA com a tecnologia da Agência Intelecto, foi a terceira colocada na categoria Instituições de Pesquisa e Universidades, no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, e recebeu R$ 30 mil para o investimento e aperfeiçoamento do programa.

A Agência Intelecto tem como missão promover e cuidar da proteção legal do conhecimento gerado na UFU, além de estimular e orientar a transferência dessa tecnologia para o setor produtivo. O público atendido pela Agência é a comunidade de pesquisadores da UFU e as empresas interessadas em fazer parcerias com a Universidade.

O debate acontece no dia 20/08 no auditório C/D do Bloco 5R, Campus Santa Mônica, das 9 às 12 horas.

Palavras-chave: pesquisa Agência Intelecto instituto de genética e bioquímica debate

A11y