Publicado em 12/08/2016 às 17:10 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:13
A Agência Intelecto, órgão ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), realiza um debate sobre o Sistema para criação de peixes com recirculação de água, inventado e patenteado por Sandra Morelli, professora do Instituto de Genética e Bioquímica e Luiz Carlos Guilherme, ex-professor de genética da UFU e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).
A ferramenta é utilizada em um programa social da EMBRAPA que atende centenas de famílias dos estados do Piauí e Maranhão. Intitulado de "Sisteminha" pelas comunidades atendidas, o sistema consiste na criação de peixes em tanques, construídos com materiais simples como palha, barro, papelão, madeira, plástico e na reutilização das águas dos tanques para irrigar as plantas ao redor da casa. O projeto ensina como otimizar o uso da água das cisternas e ajuda tanto os moradores quanto o meio ambiente, da criação de peixes à irrigação das plantações.
A iniciativa desenvolvida pela EMBRAPA com a tecnologia da Agência Intelecto, foi a terceira colocada na categoria Instituições de Pesquisa e Universidades, no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, e recebeu R$ 30 mil para o investimento e aperfeiçoamento do programa.
A Agência Intelecto tem como missão promover e cuidar da proteção legal do conhecimento gerado na UFU, além de estimular e orientar a transferência dessa tecnologia para o setor produtivo. O público atendido pela Agência é a comunidade de pesquisadores da UFU e as empresas interessadas em fazer parcerias com a Universidade.
O debate acontece no dia 20/08 no auditório C/D do Bloco 5R, Campus Santa Mônica, das 9 às 12 horas.
Palavras-chave: pesquisa Agência Intelecto instituto de genética e bioquímica debate
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS