Palestra

Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché promove exposição sobre o efeito de mudança das mulheres pretas

Com a participação de palestrantes, a discussão envolverá o diálogo entre passado e presente

Publicado em 02/08/2024 às 15:12 - Atualizado em 19/08/2024 às 09:33

Arte: Lucas Basílio

A exposição "Diálogos entre passado e presente: O efeito de mudança causado por mulheres pretas" acontecerá no Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché, no próximo dia 16 de agosto, sexta-feira, às 19h.

O evento, gratuito e aberto para as comunidades interna e externa à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), contará com os palestrantes Ivete Batista da Silva Almeida, Gláucia Matos Adeniké, Ana Marília Alves Simões, Babalorixá Oloirê Costa e Isabela Roque Tognetti.

A escolha da temática foi uma iniciativa de Isabela Roque Tognetti, graduanda de História na UFU e pesquisadora CNPq, em conjunto com Ana Marília Alves Simões, graduanda de História na UFU e estagiária do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché. As estudantes realizavam pesquisas sobre figuras femininas importantes e decidiram unir os conhecimentos obtidos no Graça do Aché para a realização do evento.

Ana Marília explica como a presença das mulheres pretas em debates relevantes muitas vezes é apagada no processo histórico, sendo necessário observar a história, por outra perspectiva. “Por isso, o evento busca fazer essa ruptura com uma narrativa eurocêntrica marcada pelo patriarcado, destacando o protagonismo dessas mulheres, diferentemente de uma história tradicional com uma narrativa sobre homens no poder”, finaliza a palestrante.

O Graça do Aché fica localizado na Avenida Cesário Crosara, nº 4187, no bairro Presidente Roosevelt.

Para participar da exposição, realize sua inscrição preenchendo o formulário virtual

Sobre os palestrantes

• Ivete Batista da Silva Almeida: professora no Instituto de História da UFU, coordenadora e presidente do Centro da Memória da Cultura Negra “Graça do Aché” e líder do grupo “Estudos Negros” - Grupo de Pesquisa em História e Representações dos povos e das culturas de matrizes africanas;
  • Gláucia Matos Adeniké: educadora e ativista feminina negra, especializada em Filosofia da Educação e Gestão Pública, militante no Fórum Nacional das Mulheres Negras (FNMN) e na Articulação de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB);
  • Oloirê Costa: babalorixá, juremeiro, administrador da comunidade Nova Criatura, bacharel no curso de Filosofia, sociólogo e mestrando em História.

Palavras-chave: Graça do Aché Exposição mulheres pretas