Final de semana com Mostra de Cinema Livre

Evento acontece nos próximos sábado (24/8) e domingo (25/8), contando com apoio da UFU para estimular a divulgação e o acesso às produções independentes

Publicado em 22/08/2024 às 14:16 - Atualizado em 26/08/2024 às 08:40

O final de semana será movimentado para os amantes da sétima arte. Nos próximos sábado e domingo, acontece a Mostra de Cinema Livre de Uberlândia (MoLiUdi). O evento tem parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e será realizado nos dias 24 e 25 de agosto, das 16 às 22 horas, no campo próximo ao Mundo da Criança, no Parque do Sabiá. A programação envolve exibição de curtas-metragens, roda de debate com os produtores e outras dinâmicas que buscam tornar o acesso ao cinema e à arte mais democrático e inclusivo.

O espaço foi definido para oferecer aos espectadores uma experiência híbrida, combinando arte multimídia com o cinema de rua, em contato com a natureza, remetendo às primeiras experiências cinematográficas. Dessa forma, para contemplar os filmes de maneira confortável, a ideia é que cada um leve um acessório de casa, como cadeiras de praia, almofadas e cangas.

MoLiUdi busca incentivar a diversidade de perspectivas, por meio da exibição de produções independentes, aproximando-as da comunidade local e promovendo o acesso à cultura. O evento é de graça e aberto à população. Terá pipoca, bem como suporte para pessoas com deficiência, incluindo intérprete de Libras.

Lucas Mendonça Cecchino, cineasta e produtor cultural do evento, comenta que a parceria com a UFU foi fundamental para auxiliar na pré-produção e na participação da comunidade acadêmica, com suas produções audiovisuais.

A proposta da MoLiUdi é muito parecida com a do Cine UFU, projeto da Diretoria de Cultura (Dicult), que tem como um dos principais objetivos ampliar o acesso ao cinema e à cultura. “Acreditamos que a universidade se expande quando atravessa os limites de seus muros e apoia projetos que tocam a sociedade como um todo; então, estamos muito felizes com essa parceria e espero que seja duradoura”, complementa Cecchino.

Produtora cultural na Dicult, Camila Amuy Silva explica como essa colaboração é importante para os bolsistas daquela diretoria aprenderem sobre a produção de grandes eventos na prática: “Produção cultural é prática; a gente precisa vivenciar as situações e estar disponível para resolver qualquer problema que aparecer; isso só se aprende fazendo.”

Esta será a primeira edição da MoLiUdi, uma importante iniciativa para inserir Uberlândia no circuito de festivais de cinema independente brasileiro. Confira, abaixo, a programação completa da mostra:

Sábado (24/8)

• 16h às 22h - Feira de Artesanato + Interação projeto Flutua + Videoartes;
  • 16h às 18h - Discotecagem (Set DJ Lara Pires);
  • 18h às 20h - Cinema com a Sessão Ocupe a Tela;
  • 20h às 21h - Debate com realizadores;
  • 21h às 22h - Convidado especial - Daniel Queiroz, Embaúba Filmes.

Domingo (25/8)

• 16h às 22h - Feira de Artesanato + Interação projeto Flutua + Videoartes;
  • 16h às 18h - Discotecagem (Set DJ Lara Pires);
  • 18h às 20h - Cinema com a Sessão Ocupe a Tela;
  • 20h às 21h - Debate com realizadores (incluídos alunos das oficinas) + Solenidade de encerramento;
  • 21h às 22h - Show Trio Jack Will.

Palavras-chave: Mostra de Cinema Livre