Cinema independente será atração do Cine UFU

Mostra de Cinema Livre de Uberlândia (MoLiUdi) está de volta, com sessões nos dias 5 e 12 de setembro

Publicado em 04/09/2024 às 08:50 - Atualizado em 04/09/2024 às 18:30

Por meio de uma parceria, nos dias 5 e 12 de setembro próximos, o Cine UFU, promovido pela Diretoria de Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Dicult/UFU), vai exibir mais 20 curta-metragens (filmes com menos de 60 minutos). Eles fazem parte da Mostra de Cinema Livre de Uberlândia (MoLiUdi).

As produções são de artistas independentes e serão exibidas a partir das 18h, nos auditórios C e D do Bloco 5R do Campus Santa Mônica. O evento é aberto ao público e a classificação indicativa é para maiores de 18 anos.

MoLiUdi foi uma mostra de cinema livre que aconteceu no Parque do Sabiá nos dias 24 e 25 de agosto. A proposta é realizar uma mostra de cinema livre, também com curadoria livre. O tempo dos curta-metragens duram de 15 a 40 minutos.

De acordo com Guilherme Nakamura, do Cine UFU, “essa exibição em espaço público é importantíssima para levantar essa pauta sobre curadorias, sobre o artista independente, principalmente, no cinema”. Desta forma, ainda, segundo Nakamura, “o MoLiUdi abre oportunidades para os artistas autônomos e que, muitas vezes, são desfavorecidos na indústria cinematográfica, por questões financeiras e burocracia”. Este evento, então, seria uma abertura para esses trabalhos.

Pelo fato dos processos de curadoria de um evento de cinema poderem ser muito rigorosos, em questão de burocracias e possíveis aportes financeiros, estes artistas têm uma abertura para expor os seus trabalhos em uma iniciativa como esta, cuja curadoria é livre

Para Guilherme Nakamura, os dois projetos se interligam e são complementares, pois o Cine UFU, com essa proposta, entra com a pauta sobre fazer o cinema; ao passo que o MoliUdi entra com a parte da distribuição dos filmes, se encarregando de como eles chegarão às pessoas e como serão exibidos.

Confira, a seguir as atrações em cada data:

Filmes do primeiro bloco - quinta-feira (5/9)

• "Antonia", de Lucas de Oliveira;
  • "Barba Azul Decaptado", da Produtora Flor;
  • "Cala a boca e escuta", de Daniel Guimarães;
  • "Coronavídeo", de Alexander Leandr;
  • "Educação Isolada O Desafio da FURG em Santa Vitória", de Wesley Quesada;
  • "Encruza", de Rafael Conceição;
  • "Esse navio vai afundar", de Nina Silveira;
  • "Eu só queria ter um jardim", de Anna Karla;
  • "Festival de colantes 2023", de Stefany Vitória.

Filmes do segundo bloco - quinta-feira (12/9)

• "Frenezie", de Grazielle Dias;
  • "Lucinéia", de Luah Garcia;
  • "Meu último filme", de Lucas Miranda;
  • "Miragens", de Ana Victoria;
  • "Mocku: Uma pseudorealidade", de Flora Liz;
  • "Módulo 3", de Carlos Henrique;
  • "Onde era mar", de Samara Hartt;
  • "Respiro: Capítulo IV - Terra", de João Paulo;
  • "Suposto fim", de Gustavo Correia;
  • "Unidos pela dança", de Irislaine dos Santos;
  • "Vestido Branco com Listras vermelhas", de Wendel Diniz.

Palavras-chave: Mostra de Cinema Livre MoLiUdi dicult PROEXC UFU