Economia

Inflação em Uberlândia avança 0,10% em julho, com destaque para despesas pessoais e transportes

Serviços de recreação e combustíveis contribuíram para o resultado; cesta básica de alimentos, por outro lado, registra queda de 6,94%

Publicado em 19/08/2024 às 11:20 - Atualizado em 23/08/2024 às 08:29

Combustíveis tiveram alta de 1,32%, no mês pasado. (Imagem: Canva)

O Índice de Preços ao Consumidor de Uberlândia (IPC-Cepes) registrou uma variação positiva de 0,10% em julho de 2024. Este índice, que mede a variação dos preços de uma cesta de produtos e serviços essenciais, reflete uma leve alta na inflação da cidade. Mesmo com esse aumento, a inflação em Uberlândia demonstra sinais de controle, especialmente quando comparada ao mês anterior.

Em junho a variação foi de 0,28%, o que indica uma estabilização dos preços em diversos setores da economia, embora alguns itens específicos tenham registrado aumentos significativos. A inflação acumulada em 2024 é de 2,27%. Nos últimos 12 meses o reajuste de preços chega a 3,83%.

Os grupos que mais contribuíram para a alta do IPC-Cepes em julho foram:

• Despesas pessoais: variação de 2,27%, com destaque para serviços de recreação (+3,15%).
  • Transportes: variação de 0,71%, com a maior alta registrada em combustíveis (+1,32%).
  • Habitação: variação de 0,54%, influenciada pelo aumento de energia elétrica residencial (+1,87%).

Por outro lado, o grupo de alimentação e bebidas apresentou uma queda expressiva de -1,33%, suavizando o impacto das altas em outros setores. Dentro deste grupo, destacam-se as quedas nos preços de tubérculos, raízes e legumes (-20,38%), com reduções acentuadas no preço do tomate (-40,28%) e da batata inglesa (-10,43%).

Cesta básica e salário mínimo necessário

A cesta básica de alimentos em Uberlândia registrou um custo mensal de R$ 644,02 em julho de 2024, uma queda de 6,94% em relação ao mês anterior. Este resultado é reflexo da diminuição nos preços de itens como tomate e batata, apesar de aumentos em produtos como banana e óleo de cozinha.

No acumulado de 2024, a cesta básica de Uberlândia apresenta uma variação negativa de -3,45%, mas nos últimos 12 meses, houve um aumento de 2,76%. A carne continua sendo o item de maior peso na cesta, representando mais de 30% do custo total, apesar de sua estabilidade em termos de preço.

Quanto ao salário mínimo necessário para atender às necessidades de uma família composta por dois adultos e duas crianças em Uberlândia, foi calculado em R$ 5.410,44 em julho de 2024. O salário mínimo oficial (R$ 1.412,00) representa somente 26,10% do valor calculado pelo Cepes

Histórico e metodologia

O Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-sociais da Universidade Federal de Uberlândia realiza a coleta de dados e a análise de preços desde 1979, utilizando uma metodologia rigorosa e comparável à do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa é baseada na coleta mensal de preços em mais de 500 estabelecimentos de Uberlândia, abrangendo uma cesta de 228 subitens que representam o consumo das famílias com renda de 1 a 5 salários mínimos.

Os resultados mensais do IPC-Cepes são fundamentais para entender a dinâmica econômica local e auxiliar na elaboração de políticas públicas. Para mais detalhes e acesso aos boletins mensais, visite o site do Cepes.

Palavras-chave: Cepes/UFU IPC-CEPES Inflação Uberlândia Cesta Básica de Alimentos Salário