Divulgação Científica

Inscrições abertas para escolas participarem da Feira Ciência Viva na UFU

Afiliação de feiras e submissão de projetos individuais vão até 22 de setembro

Publicado em 16/08/2024 às 16:32 - Atualizado em 21/08/2024 às 16:56

Apresentação de trabalho durante a Feira Ciência Viva de 2023. (Foto: Marco Cavalcanti)

Estão abertas as inscrições de trabalhos de estudantes da educação básica, vinculados a instituições públicas ou privadas, para a Feira Ciência Viva, promovida pelo Museu Dica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A 29ª edição acontecerá entre 12 e 13 de novembro de 2024, no saguão do Bloco 5R, Campus Santa Mônica, e tem como objetivo divulgar a ciência e despertar o interesse de crianças e adolescentes pela pesquisa.

Há duas maneiras de participar: por afiliação das feiras realizadas nas escolas e por submissão de projetos individuais. Nas duas modalidades, as inscrições devem ser realizadas no site dicaufu.com.br/ciencia-viva até 22 de setembro. Para afiliação de feiras, o formulário está disponível desde 1º de agosto e, para os projetos individuais, a submissão deve acontecer a partir de 1º de setembro.

Realizada anualmente desde 1995, a Ciência Viva integra as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), um incentivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que, nesta edição, terá como tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”

Todos os estudantes e os professores orientadores participantes receberão certificados. Haverá premiação para cada categoria (A – ensino fundamental 1 e EJA 2º ao 5º ano; B – ensino fundamental 2 e EJA 6º ao 9º ano; e C – ensino médio, tecnológico e EJA 1º ao 3º ano), além de prêmios extras, como o trabalho mais bem avaliado que tiver todas as participantes mulheres ou com tema relacionado ao estudo das relações étnico-raciais.

Mais informações estão disponíveis no site dicaufu.com.br/ciencia-viva. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail cienciavivaudia@gmail.com ou pelo telefone (34) 3230-9517.

Palavras-chave: Feira Ciência Viva SNCT Divulgação Científica