Pular para o conteúdo principal
podcast

Como a engenharia contribui para a segurança no trânsito?

Neste Maio Amarelo, o episódio #143 do 'Ciência ao Pé do Ouvido' aborda a importância do cuidado e infraestrutura no trânsito

Publicado em 27/05/2025 às 09:11 - Atualizado em 04/06/2025 às 09:23

(Arte: Thamires Dantas)

A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu uma ação para reduzir, pelo menos, 50% o número de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo até 2030. Essa iniciativa busca resolver o atual cenário que prevê mais de 13 milhões de mortes até o fim da década, tornando uma das principais causas de mortes no planeta.

No Brasil, a segurança viária é uma preocupação constante. De acordo com o Registro Nacional de Sinistros e Estatísticas de Trânsito, a frota de veículos no país é de mais de 123 mil veículos. No entanto, ao tratar do trânsito, há muitos outros agentes envolvidos. “É importante ressaltar que cada um tem um papel na via. [..] Tem campanhas educativas para todos os atores, sejam pedestres, ciclistas ou motoristas”, explica Luciany Seabra, docente da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Federal de Uberlândia (Feciv/UFU).

Diante dessa realidade no Brasil e no mundo, o “Maio Amarelo” foi criado a partir de um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros de trânsito. Dentre as ações que minimizem os riscos, a engenharia do trânsito é um dos agentes principais na promoção de segurança. 

“A engenharia tem que considerar, além dos aspectos do traçado da via, [...] como o usuário irá se comportar perante aquele traçado”, afirma o professor da Feciv, Rogério Ribeiro. De acordo com o pesquisador, é papel dos especialistas considerar os riscos, a partir da análise de dados disponíveis, ao projetar uma via que seja segura até quando o usuário comete algum erro. 

No episódio #143 do “Ciência ao Pé do Ouvido”, os pesquisadores Seabra e Ribeiro discutem as soluções de engenharia que tornam as vias mais seguras para todos. O episódio está disponível nas principais plataformas de áudio e também aqui no portal Comunica UFU.

O Ciência ao Pé do Ouvido é produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU) e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Ciência ao Pé do Ouvido podcast Divulgação Científica Trânsito maio amarelo

A11y