Iniciação Científica

Instituto de Psicologia da UFU busca voluntários para pesquisa sobre estereótipos de gênero

Para colaborar, pessoas que têm de 18 a 40 anos devem preencher formulário e possuir disponibilidade de ir ao Campus Umuarama

Publicado em 23/08/2024 às 15:53 - Atualizado em 27/08/2024 às 08:29

Perpetuação dos estereótipos de gênero reforça o preconceito contra as mulheres. (Arte: banco de imagens)

Os estereótipos de gênero são o tema da pesquisa de iniciação científica das discentes Giovana Rodrigues, Livian Oliveira e Yonara Borges Silva, orientadas pelo professor Leonardo Gomes Bernardino, do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (IP/UFU). O estudo, intitulado “Desumanização e objetificação sexual: medidas implícitas e explícitas do preconceito contra mulheres” busca investigar a percepção sobre mulheres representadas de maneira objetificada e não-objetificada e sua relação com outras variáveis, como  preconceito de gênero, auto-objetificação e hábitos alimentares.

Para o desenvolvimento da pesquisa, as estudantes estão em busca de voluntários que possam, de maneira presencial, responder a uma série de perguntas sobre comportamento alimentar, relação com o corpo e avaliação sobre diferenças entre homens e mulheres e hierarquias existentes na sociedade.

Banner de informações sobre a pesquisa com um QR Code para inscrições
(Imagem: divulgação)

Quem quiser se voluntariar precisa ter entre 18 e 40 anos de idade e possuir disponibilidade de ir ao Laboratório de Psicologia Experimental, do IP/UFU, no Campus Umuarama, permanecendo no local durante uma hora. Para participar, é necessário se inscrever preenchendo um formulário virtual

"A gente entende que essa é uma temática importante que está presente no nosso dia a dia e que ainda carece de estudos. Ao fazer a coleta de dados, é possível se aproximar um pouco mais da realidade da sociedade", comenta Rodrigues, uma das responsáveis pela pesquisa.

Palavras-chave: Ciência; Bolsas; Iniciação Científica; Pesquisa; Psicologia estudos de gênero voluntários