Publicado em 23/08/2024 às 15:53 - Atualizado em 27/08/2024 às 08:29
Os estereótipos de gênero são o tema da pesquisa de iniciação científica das discentes Giovana Rodrigues, Livian Oliveira e Yonara Borges Silva, orientadas pelo professor Leonardo Gomes Bernardino, do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (IP/UFU). O estudo, intitulado “Desumanização e objetificação sexual: medidas implícitas e explícitas do preconceito contra mulheres” busca investigar a percepção sobre mulheres representadas de maneira objetificada e não-objetificada e sua relação com outras variáveis, como preconceito de gênero, auto-objetificação e hábitos alimentares.
Para o desenvolvimento da pesquisa, as estudantes estão em busca de voluntários que possam, de maneira presencial, responder a uma série de perguntas sobre comportamento alimentar, relação com o corpo e avaliação sobre diferenças entre homens e mulheres e hierarquias existentes na sociedade.
Quem quiser se voluntariar precisa ter entre 18 e 40 anos de idade e possuir disponibilidade de ir ao Laboratório de Psicologia Experimental, do IP/UFU, no Campus Umuarama, permanecendo no local durante uma hora. Para participar, é necessário se inscrever preenchendo um formulário virtual.
"A gente entende que essa é uma temática importante que está presente no nosso dia a dia e que ainda carece de estudos. Ao fazer a coleta de dados, é possível se aproximar um pouco mais da realidade da sociedade", comenta Rodrigues, uma das responsáveis pela pesquisa.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Ciência; Bolsas; Iniciação Científica; Pesquisa; Psicologia estudos de gênero voluntários
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS