Pular para o conteúdo principal
Leia Cientistas

O desafio de conectar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no ensino da pós-graduação em Ciências Contábeis

Integração da sustentabilidade na academia é fundamental

Publicado em 07/08/2024 às 09:00 - Atualizado em 13/08/2024 às 14:50

Estudo revelou que apenas dois programas de pós-graduação no país oferecem linhas de pesquisa específicas sobre sustentabilidade

Uma pesquisa realizada por mim em 2024 no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), sob orientação da professora Edvalda Araújo Leal, investigou a integração dos Objetivos de  Desenvolvimento Sustentável (ODS) no ensino da pós-graduação em Ciências Contábeis no Brasil.  

O estudo revelou que apenas dois programas de pós-graduação no país oferecem linhas de pesquisa específicas sobre sustentabilidade. Além disso, constatou que a maioria das disciplinas relacionadas ao tema são oferecidas como optativas e eletivas. Esse cenário levanta preocupações, considerando que a Agenda 2030, estabelecida em 2015 para promover o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social, ainda não é amplamente  conhecida entre os estudantes de pós-graduação. Muitos pós-graduandos indicaram nunca terem participado de treinamentos sobre os ODS e desconhecem a conexão de suas  pesquisas com esses objetivos.  

Os achados da pesquisa são alarmantes, dado que a educação é fundamental para o desenvolvimento social, equilíbrio ambiental e viabilidade econômica das organizações. Na pós-graduação em Ciências Contábeis, o aprofundamento em estudos sobre os ODS ainda é incipiente. É importante destacar que, em 2024, foram oficializadas as diretrizes do International Sustainability Standards Board (ISSB) pela Fundação IFRS, que  padronizam a divulgação de informações de sustentabilidade pelas organizações e serão  obrigatórias no Brasil a partir de 2026.  

Espera-se que esta pesquisa incentive gestores acadêmicos, docentes e discentes da área contábil a promoverem políticas e ações organizacionais para a concretização dos ODS.  A integração do pensamento sistêmico entre a academia e os profissionais é fundamental  para desenvolver políticas públicas que abordem uma variedade de questões sociais, promovam o desenvolvimento sustentável, a justiça e a participação cidadã.  

 

*Viviana dos Reis Nunes é mestre em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

 

A seção "Leia Cientistas" reúne textos de divulgação científica escritos por pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). São produzidos por professores, técnicos e/ou estudantes de diferentes áreas do conhecimento. A publicação é feita pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU), mas os textos são de responsabilidade do(s) autor(es) e não representam, necessariamente, a opinião da UFU e/ou da Dirco. Quer enviar seu texto? Acesse: www.comunica.ufu.br/divulgacao. Se você já enviou o seu texto, aguarde que ele deve ser publicado nos próximos dias.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: ODS sustentabilidade Agenda 2030 Nações Unidas Pós-graduação Ciências Contábeis

A11y