Capes aprova mais três novos cursos de pós-graduação da UFU

Conselho Técnico-Científico acolheu as seguintes propostas: Mestrado Profissional em Educação Básica, Doutorado em Psicologia e Doutorado Profissional em Ensino de História

Publicado em 12/07/2023 às 09:47 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

Inícios das aulas dos novos cursos estão previstas para 2024. (Foto: Marco Cavalcanti/arquivo)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) aprovou mais três cursos de pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU): Mestrado Profissional em Educação Básica, Doutorado em Psicologia e Doutorado Profissional em Ensino de História.

A aprovação foi decidida na última semana de junho deste ano, durante reunião do Conselho Técnico Científico da Capes, que analisou as propostas. Segundo a diretora de Pós-Graduação da UFU, Eloisa Ferro, a previsão é de que os cursos tenham início em 2024, com a possibilidade de os editais serem lançados já neste segundo semestre.

O curso de Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGPEDU) será oferecido na cidade de Ituiutaba, no Campus Pontal. Com o curso, foi criado o Programa de Pós-Graduação em Educação Básica, que estará vinculado ao Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICHPO). O curso será direcionado, preferencialmente, para profissionais que atuam na Educação Básica.

Já o curso de Doutorado em Psicologia fará parte do já existente Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI), do Instituto de Psicologia. Ele vai abranger, assim como o curso de mestrado, estas quatro linhas de pesquisa: "Processos Cognitivos"; "Processos Organizacionais"; "Processos Psicossociais em Saúde e Educação"; e "Psicanálise e Cultura".

O curso de Doutorado Profissional em Ensino de História será oferecido em uma rede integrada por 40 instituições de todas as regiões do país. Na UFU, ele será ofertado pelo Instituto de História, uma das unidades que já oferecem o Mestrado Profissional em História (ProfHistória), também em rede. O doutorado profissional terá quatro linhas de pesquisa: "Saberes Históricos no Espaço Escolar"; "Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão"; "Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória"; e "Ensino de História e Políticas Públicas".

Para aprovar um curso de pós-graduação, a Capes avalia a adequação da proposta ao desenvolvimento regional e nacional e a sua importância socioeconômica. Outro aspecto considerado é a competência e qualificação acadêmica, didática e científica. Também são observados a infraestrutura de ensino e pesquisa, o quadro de professores e o acesso a equipamentos de informática atualizados.

Palavras-chave: Pós-graduação cursos Capes Ciência aprovação