Pular para o conteúdo principal
Sustentabilidade

UFU é certificada por práticas sustentáveis pela terceira vez

Federal de Uberlândia é reconhecida por práticas ambientais pelo terceiro ano consecutivo

Publicado em 01/02/2024 às 09:24 - Atualizado em 09/02/2024 às 13:41

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) recebeu, no fim de 2023, o Selo A3P relativo ao ano de 2022, da Agenda Ambiental de Administração Pública, que reconhece o compromisso da instituição no cumprimento das pautas e causas ambientais. Mas, afinal, o que é a A3P e qual a relação da UFU com ela?

A A3P

A Agenda Ambiental de Administração Pública, a A3P, é um programa de adesão voluntária do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), iniciado em 1999, que visa orientar e estimular os órgãos e instituições públicas no cumprimento das pautas e demandas ambientais e sustentáveis.  Atualmente, ele é parte do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania (DEA), dentro da Secretaria Executiva (Secex) do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

A adesão de órgãos públicos ao programa acontece nas três instâncias: federal, estadual e municipal. Trata-se de um acordo mútuo no qual o órgão desempenha uma atuação mais sustentável e demonstra para a sociedade o seu compromisso com tais pautas tão urgentes. Para participar, a instituição define um representante, manifesta interesse e formaliza a parceria através de um Termo de Adesão. 

Esse trabalho acontece por meio do estabelecimento de objetivos e do reconhecimento de seu cumprimento. Guiados por seis eixos uso racional de recursos naturais e bens públicos, gestão adequada de resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, compras públicas sustentáveis, construções sustentáveis e sensibilização e capacitação dos servidores —, os órgãos ligados ao programa realizam uma espécie de “prestação de contas” do que foi feito em seu espaço pelo cumprimento dessas metas, através da plataforma virtual de monitoramento “ResSoA”. 

Os procedimentos e formalizações da adesão são majoritariamente realizados de forma digital, o que viabiliza a participação de instituições de qualquer ponto do país, e evita o consumo desnecessário de recursos naturais. Com base nos dados inseridos no portal, o relatório é gerado e a instituição tem seu selo validado/renovado. Com base nele, os ciclos são reiniciados, com mudanças e adequações nos planejamentos institucionais, estratégias e implementação ou reforço de boas práticas.

O programa não envolve nenhuma cobrança ou destinação de verba de qualquer espécie por parte do MMA para as Instituições, mas sim apoio técnico, material informativo, e cursos e capacitações para as equipes do espaço. Além disso, existe a honraria do Prêmio A3P, criado em 2009 para reconhecer e dar maior visibilidade a projetos e inovações implementadas na administração pública. 

A3P e a UFU

O compromisso da UFU com a A3P foi firmado em 2019, com prazo mínimo de cinco anos, no qual ela precisaria prestar contas à Agenda e ao MMA quanto ao que está sendo feito para cuidar da natureza e do meio ambiente em seus campi

Desde sua adesão, a universidade nunca deixou de ter seu selo renovado e seu compromisso com o programa reiterado. Os dados e indicativos de boas práticas são cadastrados pela Comissão Gestora da A3P, porém, seus processos são públicos e grande parte dos dados relevantes estão disponíveis no Painel de Sustentabilidade da universidade. Além dele, o portal Sustentável UFU, ligado à Diretoria de Sustentabilidade (Dirsu), presta o serviço de informar e oferecer as ferramentas e contatos necessários para que as comunidades interna e externa tenham conhecimento do que é feito na universidade por essas pautas. 

Devido à mudança de gestão federal, a identidade nacional presente nos documentos teve de ser alterada, por isso o selo de 2023, com ano base em 2022, demorou um pouco mais para ser entregue. Em tempo, a UFU recebeu seu selo relativo ao ano em questão, assinado e reconhecido pela gestão atual, o que incentiva e impulsiona as equipes de gestão a desenvolver um trabalho ainda mais robusto no ano de 2024.

 

Certificado

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: sustentabilidade selo A3P meio ambiente

A11y