Publicado em 05/09/2024 às 11:17 - Atualizado em 16/09/2024 às 15:17
O programa LideraGOV é uma iniciativa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Criado com o objetivo de formar líderes inovadores de alto impacto, o programa concluiu seu quarto ciclo de formações com uma solenidade em Brasília, realizada nos dias 28 e 29 de agosto. A turma LideraGOV 4.0, autointitulada ‘QuilomboGOVers’, foi formada integralmente por servidoras e servidores públicos federais negros, escolhidos por meio de um processo seletivo para aprender a potencializar suas capacidades de liderança na atuação dentro dos setores da esfera pública. O grupo realizou um curso de qualificação com início em novembro de 2023 e carga horária de 132 horas de atividades de formação, acrescidas de mais de 40 horas suplementares de atividades de suporte à transferência da aprendizagem.
Constituindo cerca de 55,5% da população brasileira de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do Censo nacional de 2022, as pessoas negras ainda são minoria dentro do serviço público, com base em números do Observatório da Presença Negra no Serviço Público. A turma QuilomboGOVers forma uma importante iniciativa para trazer a população negra para o centro do cenário de servidores públicos, sendo um marco único na história do projeto de busca pela equidade racial.
“Nós somos pessoas negras, servidoras e servidores públicos federais, atuando em diversas áreas, com potencial de liderança para transformar o Brasil”, declara Jane Maria dos Santos Reis, co-autora do livro Mulheres Negras no Serviço Público Federal - que pode ser baixado gratuitamente - e participante do LideraGOV 4.0.
Coordenadora da Divisão de Licenciaturas e Formação Docente (Dlifo), vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Prograd/UFU). ela resume assim o evento na capital federal: "A edição extraordinária e exclusiva para pessoas negras do LideraGOV representa um importante passo em direção à reparação histórica que o nosso país ainda precisa realizar. É fundamental que a população negra possa estar representada em todos os espaços de liderança e poder, que por séculos nos foi negado.”
Participaram da solenidade de formatura e foram certificados sob a chancela da Enap, junto com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Ministério da Igualdade Racial (MIR), 50 servidores públicos federais negros de todo o país. Agora, o grupo está devidamente diplomado para atuar nos cargos de alta gestão do governo. Como palestrante da solenidade, foi convidada a ministra Edilene Lôbo, primeira magistrada negra da história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Ela levou consigo o projeto de intervenção feito pelo grupo do qual faço parte, este que foi nosso trabalho final do LideraGOV", conta a servidora da UFU.
Veja, a seguir, alguns momentos do evento e da solenidade de formatura:
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
>>> Leia também:
Palavras-chave: equidade especialização Enap, especialização, seleção
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS