Pular para o conteúdo principal
Representatividade

Edição especial do ‘LideraGOV’ forma turma composta integralmente por servidores públicos federais negros

Turma ‘QuilomboGOVers’ teve sua formação oficializada em evento realizado em Brasília, no fim de agosto; servidora da UFU marcou presença e é uma das autoras do livro 'Mulheres Negras no Serviço Pùblico'

Publicado em 05/09/2024 às 11:17 - Atualizado em 06/09/2024 às 19:23

Formatura certificou, sob a chancela do Inep, 50 servidores públicos federais negros de todo o país para atuar em cargos de alta gestão do governo. (Foto: arquivo pessoal)

 

O programa LideraGOV é uma iniciativa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Criado com o objetivo de formar líderes inovadores de alto impacto, o programa concluiu seu quarto ciclo de formações com uma solenidade em Brasília, realizada nos dias 28 e 29 de agosto. A turma LideraGOV 4.0, autointitulada ‘QuilomboGOVers’, foi formada integralmente por servidoras e servidores públicos federais negros, escolhidos por meio de um processo seletivo para aprender a potencializar suas capacidades de liderança na atuação dentro dos setores da esfera pública. O grupo realizou um curso de qualificação com início em novembro de 2023 e carga horária de 132 horas de atividades de formação, acrescidas de mais de 40 horas suplementares de atividades de suporte à transferência da aprendizagem.

Constituindo cerca de 55,5% da população brasileira de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do Censo nacional de 2022, as pessoas negras ainda são minoria dentro do serviço público, com base em números do Observatório da Presença Negra no Serviço Público. A turma QuilomboGOVers forma uma importante iniciativa para trazer a população negra para o centro do cenário de servidores públicos, sendo um marco único na história do projeto de busca pela equidade racial. 

“Nós somos pessoas negras, servidoras e servidores públicos federais, atuando em diversas áreas, com potencial de liderança para transformar o Brasil”, declara Jane Maria dos Santos Reis, co-autora do livro Mulheres Negras no Serviço Público Federal - que pode ser baixado gratuitamente - e participante do LideraGOV 4.0.

Coordenadora da Divisão de Licenciaturas e Formação Docente (Dlifo), vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Prograd/UFU). ela resume assim o evento na capital federal: "A edição extraordinária e exclusiva para pessoas negras do LideraGOV representa um importante passo em direção à reparação histórica que o nosso país ainda precisa realizar. É fundamental que a população negra possa estar representada em todos os espaços de liderança e poder, que por séculos nos foi negado.”

Participaram da solenidade de formatura e foram certificados sob a chancela da Enap, junto com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Ministério da Igualdade Racial (MIR), 50 servidores públicos federais negros de todo o país. Agora, o grupo está devidamente diplomado para atuar nos cargos de alta gestão do governo. Como palestrante da solenidade, foi convidada a ministra  Edilene Lôbo, primeira magistrada negra da história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Ela levou consigo o projeto de intervenção feito pelo grupo do qual faço parte, este que foi nosso trabalho final do LideraGOV", conta a servidora da UFU.

Veja, a seguir, alguns momentos do evento e da solenidade de formatura:

Fotos: arquivo pessoal

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

>>> Leia também:

 

Palavras-chave: equidade especialização Enap, especialização, seleção

A11y