Publicado em 03/06/2025 às 12:47 - Atualizado em 04/06/2025 às 09:27
A Divisão de Capacitação de Pessoal da Universidade Federal de Uberlândia (Dicap/UFU) iniciou no último dia 2 de junho o "I Ciclo formativo de letramento racial para atuação em comissões de heteroidentificação". O curso de capacitação remoto é focado na formação específica para atuação em comissões de heteroidentificação na instituição e tem como público-alvo professores, técnicos administrativos e servidores aposentados.
O evento foi inaugurado com a aula magna "Os equívocos do pardo e dilemas da parditude: subsídios introdutórios para a heteroidentificação racial” ministrada pelo professor Hélio Santos, referência nacional e internacional na temática étnico-racial e presidente dos Conselhos da Oxfam Brasil e do CEDRA. Além do docente, a aula contou com a presença de autoridades da Gestão Superior da UFU e do Ministério Público Federal.
O curso tem como objetivo construir coletivamente estratégias para alinhamento institucional de compreensão e gerenciamento dos procedimentos de heteroidentificação, além de identificar e avançar no entendimento dos dilemas da heteroidentificação, em especial seus desafios regionais e a complexidade das pessoas pardas.
Com carga horária de 20 horas, a atividade teve todas as 74 vagas preenchidas. Durante a formação, que vai até o dia 7 julho, serão abordados temas como: políticas de ações afirmativas, representatividade, heteroidentificação racial, cotas raciais, entre outras.
Para mais informações sobre o curso acesse o site da Dicap.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Capacitação equidade cotas raciais
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS