Programa em rede

Mestrado Profissional em Sociologia: inscrições abertas para seleção nacional

Professores da Educação Básica podem participar; UFU oferece 15 vagas para curso gratuito

Publicado em 23/09/2024 às 10:19 - Atualizado em 23/09/2024 às 15:26

Inscrições abertas para o Exame Nacional de Acesso 2024 do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO). A oportunidade é voltada para professores da educação básica que desejam se especializar no ensino de Sociologia e é oferecida gratuitamente. O prazo para participar desta edição encerra dia 20 de novembro.

Coordenado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), o curso faz parte do Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB).

Quem pode participar

O curso é destinado a professores em exercício, efetivos ou temporários, na rede pública de ensino, que lecionam disciplinas da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, com formação superior em licenciatura. Além disso, até 30% das vagas podem ser destinadas a professores da rede privada, caso haja vagas remanescentes.

A formação visa desenvolver metodologias de ensino e pesquisa, além de promover a qualificação docente para o ensino de Sociologia na educação básica.

Vagas e distribuição

O edital oferece um total de 240 vagas, distribuídas entre diversas instituições de ensino superior no Brasil. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) disponibiliza 15 vagas para candidatos interessados no programa.

Há oportunidades em instituições de ensino superior dos seguintes estados: Pernambuco, Ceará, São Paulo, Paraíba, Paraná, Bahia, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amapá, Pará e Minas Gerais.

Confira, abaixo, a distribuição das vagas por instituição e município:

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente de forma on-line, por meio do site oficial do programa, onde também estão disponíveis as instruções detalhadas e a lista de documentos exigidos. A taxa de inscrição é de R$ 100,00.

• Inscrições: 13 de setembro a 20 de novembro;
  • Divulgação das inscrições homologadas: 25 de novembro;
  • Defesa de Cartas de Intenções: 10 a 13 de dezembro;
  • Divulgação da lista final de aprovados: 26 de dezembro.

A seleção será realizada em duas etapas:

1. Avaliação da Carta de Intenções: o candidato deverá submeter uma carta contendo uma breve descrição de sua trajetória profissional e acadêmica, a proposta de tema para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e a justificativa de sua escolha;
  2. Defesa Virtual da Carta de Intenções: a segunda etapa consistirá em uma defesa oral, realizada por videochamada, na qual o candidato será questionado sobre sua proposta e trajetória.

A nota final será composta pela média ponderada da avaliação da carta de intenções (peso 40%) e da defesa virtual (peso 60%).

Linhas de pesquisa

A área de concentração do Mestrado Profissional é o Ensino de Sociologia. Os candidatos poderão desenvolver suas atividades em uma das três linhas de pesquisa oferecidas pelo programa, que são:

1. Educação, escola e sociedade: estudos sobre a relação entre o sistema escolar e a sociedade, abordando temas como políticas públicas e desigualdades educacionais;
  2. Juventude e questões contemporâneas: pesquisa sobre a condição juvenil na sociedade brasileira, com foco em temas como gênero, sexualidade e cultura;
  3. Práticas de ensino e conteúdos curriculares: investigações sobre práticas pedagógicas, formação docente e métodos de ensino.

Para mais informações, acesse o site oficial do PROFSOCIO e consulte o edital completo.

Palavras-chave: PROFSOCIO mestrado profissional Sociologia