Saúde

Projeto de extensão da UFU oferece fisioterapia preventiva para atletas universitários

Iniciativa disponibiliza avaliação personalizada e acompanhamento regular para prevenir problemas físicos comuns nos esportes

Publicado em 25/09/2024 às 08:30 - Atualizado em 25/09/2024 às 11:36

Com o apoio do projeto, atletas universitários têm a oportunidade de fortalecer áreas-chave do corpo antes que as lesões se manifestem, garantindo evolução contínua. (Foto: Ítana Santos)

A Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia (Faefi/UFU) lança o projeto de extensão “Fisioterapia Preventiva”. Coordenada pelo professor Thiago Teles, a ação visa melhorar a saúde e o desempenho dos atletas da universidade, oferecendo atendimento especializado para prevenir lesões e otimizar o rendimento esportivo.

A proposta é "revolucionar a forma como os atletas universitários cuidam do corpo", como aponta Gibson Miguel, estudante de Fisioterapia da UFU e participante do projeto: "A ideia é desmitificar a fisioterapia como algo que só procuramos quando estamos lesionados. Nosso foco é atuar antes, prevenindo lesões e permitindo que os atletas alcancem seu melhor desempenho."

Três atletas mulheres, em posição de prancha lateral, sob a supervisão da fisioterapeuta
Para além do tratamento individual, o projeto 'Fisioterapia Preventiva' promove a consciência corporal em grupo, ajudando os atletas a alcançarem seu melhor desempenho físico. (Foto: Ítana Santos)

Inicialmente, o projeto tem como objetivo atender as equipes esportivas da instituição. "Estamos num momento importante de competições e nosso trabalho é garantir que os atletas cheguem em condições ideais, sem o risco de lesões", comenta Gibson, que também é atleta paralímpico e faz parte da equipe de atletismo da UFU.

O estudante de Educação Física e atleta de handebol Luiz Felipe Tomazini é um dos beneficiados pelo projeto. Ele relata a importância dessa iniciativa para seu desempenho nas competições. "Desde que comecei a participar, percebi muitas melhorias. Antes, eu tinha dores no ombro e joelho por conta do impacto e dos movimentos intensos no esporte, mas essas dores diminuíram muito com o acompanhamento fisioterapêutico", declara.

Além disso, Tomazini destaca o impacto do "Fisioterapia Preventiva" no seu desempenho em quadra: "Meu desempenho nos JUMs [Jogos Universitários Mineiros] foi muito melhor, graças ao projeto. Foi um privilégio enorme, principalmente porque, conversando com atletas de outras faculdades, percebi que muitos não têm essa oportunidade."

Atleta mulher fazendo exercício de fortalecimento para os braços
Exercícios como este, com a supervisão dos profissionais da área, ajudam a prevenir lesões comuns e a preparar o corpo para as demandas do esporte. (Foto: Ítana Santos)

O diferencial deste tipo de fisioterapia é a personalização dos atendimentos. A equipe do projeto realiza uma avaliação detalhada de cada atleta, levando em consideração as demandas físicas específicas de cada esporte. "Por exemplo, no basquete, analisamos os saltos e as articulações mais envolvidas nesse movimento. Assim, criamos um plano preventivo adaptado à realidade de cada atleta", revela Gibson.

Inscrições e mais informações

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas, até o próximo dia 4 de outubro (sexta-feira), pelo Instagram (@fisiopreventivaufu) ou via WhatsApp (34 99215-2558)Ao participar, o estudante/atleta terá acesso a sessões de fisioterapia esportiva realizadas por graduandos capacitados, supervisionados por fisioterapeutas profissionais.

As sessões ocorrem às segundas e quartas-feiras, na Faefi - localizada no Campus Educação Física da UFU -, e serão agendadas após avaliações individualizadas. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo número de WhatsApp informado acima.

Palavras-chave: Esporte fisioterapia saúde