Idiomas

Publicado edital do Exame de Proficiência em Língua Estrangeira e Língua Portuguesa para Estrangeiros

Próxima prova do Proflin será aplicada no dia 10 de novembro; prazo para inscrições vai de 4 a 24 de outubro

Publicado em 19/09/2024 às 12:26 - Atualizado em 04/10/2024 às 08:36

O Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (Ileel/UFU) publicou o edital do Exame de Proficiência em Língua Estrangeira e Língua Portuguesa para Estrangeiros (Proflin), edição de novembro de 2024. As inscrições para o exame devem ser realizadas entre os dias 4 e 24 de outubro.

O exame tem como objetivo avaliar a capacidade de compreensão e interpretação de textos científicos em Inglês, Francês, Espanhol e na Língua Portuguesa para Estrangeiros. A certificação emitida pelo Proflin pode ser usada em processos seletivos para programas de pós-graduação e outras exigências acadêmicas que requerem comprovação de proficiência linguística.

O Proflin será realizado em modalidade remota, com até 350 vagas para cada período de aplicação. As provas serão aplicadas na parte da manhã (para Espanhol, Francês e Português para Estrangeiros) e à tarde (para Inglês).

Além disso, serão oferecidas 30 vagas, em cada período, para realização do exame em ambiente físico presencial, no Campus Santa Mônica.

Inscrições e provas

As inscrições ocorrem exclusivamente pela internet, no site do Proflin, com taxa de inscrição no valor de R$ 180,00. O pagamento deverá ser realizado até 25/10. Candidatos que se enquadrem nos critérios para isenção de taxa poderão solicitar o benefício até o dia 18 de outubro.

A prova será aplicada no dia 10 de novembro, sendo realizada no período da manhã (das 8 às 12 horas) para Espanhol, Francês e Português para Estrangeiros, e no período da tarde (das 13 às 17 horas) para Inglês.

As provas serão realizadas por meio das plataformas MConf (Conferência Web RNP) e Moodle, para garantir um ambiente seguro e controlado.

Confira o cronograma:

• Início das inscrições: 4 de outubro de 2024;
  • Prazo final de inscrição: 24 de outubro de 2024;
  • Prazo final para isenção da taxa: até 18 de outubro de 2024;
  • Data do exame: 10 de novembro de 2024;
  • Divulgação dos resultados: até 6 de dezembro de 2024.

Para mais informações, acesse o edital completo ou entre em contato com a coordenação do Proflin, pelo e-mail proflin@ileel.ufu.br.

Palavras-chave: proflin ILEEL Exame de proficiência Pós-graduação