Docência

UFU abre 16 vagas para professores em concursos públicos

Editais contemplam várias áreas acadêmicas, com salários de até R$ 10,4 mil e inscrições se encerrando no dia 9 de outubro

Publicado em 23/09/2024 às 11:50 - Atualizado em 24/09/2024 às 16:43

Foto: Canva

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) divulga os editais de novos concursos públicos e oferece 16 vagas para professores do Magistério Superior. As inscrições ficam abertas no perído de 24 de setembro a 9 de outubro de 2024.

Os processos seletivos são destinados a professores com titulação mínima de graduação, mestrado ou doutorado, conforme os requisitos específicos de cada área. As oportunidades estão distribuídas em cinco unidades acadêmicas dos campi em Uberlândia: Faculdade de Medicina, Faculdade de Engenharia Mecânica, Faculdade de Odontologia, Instituto de Artes e Instituto de Economia e Relações Internacionais.

Os salários variam de acordo com a titulação e o regime de trabalho, com remunerações que podem chegar a R$ 10.481,64 para professores com doutorado e dedicação exclusiva.

Os candidatos aprovados nos concursos receberão, além do salário, um auxílio-alimentação de R$ 1.000,00 para regime de 40 horas semanais e dedicação exclusiva, e R$ 500,00 para regime de 20 horas semanais.

Vagas

As 16 vagas ofertadas exigem qualificação em áreas como Medicina, Enfermagem, Engenharia Aeroespacial, Relações Internacionais e Microeconomia, entre outras.

Confira, abaixo, a relação completa de vagas e respectivos links para os editais e páginas de inscrições nos concursos:

Inscrições e Provas

Os interessados devem realizar a inscrição exclusivamente via internet, no Portal de Seleção da UFU, entre os dias 24 de setembro e 9 de outubro de 2024. A taxa de inscrição para todos os candidatos é de R$ 220,00.

Candidatos de baixa renda interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição podem fazê-lo durante o período de 24/9 a 3/10. A isenção está disponível para aqueles inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou que sejam doadores de medula óssea, conforme os critérios estabelecidos no edital geral. Para solicitar o benefício, é necessário informar o Número de Identificação Social (NIS) e apresentar a documentação comprobatória exigida. O resultado dos pedidos de isenção será divulgado nos sites dos concursos.

Para efetuar a inscrição, o candidato deve acessar o sistema, preencher o formulário e efetuar o pagamento da taxa, até o dia 10 de outubro de 2024. Os editais completos, com todas as informações detalhadas sobre requisitos, cronogramas e áreas de atuação, estão disponíveis no Portal de Seleção.

A aplicação da prova escrita, primeira fase do processo, está prevista para o dia 17 de novembro de 2024, no Campus Santa Mônica da UFU, em Uberlândia. Os certames ainda incluirão outras etapas, como prova didática e análise de títulos, conforme a área escolhida pelo candidato - veja links no infográfico acima.

Palavras-chave: Concurso docentes Magistério