UFU atinge a marca de 9 mil diplomas digitais emitidos

Após a implementação, em abril de 2021, universidade continua com inovações tecnológicas para digitalização também de outros documentos

Publicado em 23/09/2024 às 17:02 - Atualizado em 24/09/2024 às 16:18

Imagem: Divulgação / CTIC-UFU

Neste mês de setembro, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) atingiu a importante marca de 9 mil diplomas digitais emitidos, o que coloca a instituição entre as que mais expediram esse artefato digitalmente, seguindo as normas que foram impostas pelo Ministério da Educação (MEC), em 2021. De acordo com a Agência Brasil, a UFU fazia parte da seleta lista de 78 universidades que aderiram ao sistema antes de setembro de 2021, iniciando a produção da nova versão do documento em 15 de abril daquele ano.

Após a implementação, como informado pelo Comunica UFU na época, o enfoque da universidade passou a ser na entrega dos demais artefatos digitais, bem como no volume de emissões que pode ser alcançado desta forma. Coordenador da Divisão de Sistemas do Centro da Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), Fabiano Alves explica que o processo é realizado de forma 100% digital, passando por registro, emissão, geração dos artefatos digitais e validação: “[Representa] mais segurança, redução de custos, transparência, validade e preservação digital. Ele é totalmente integrado à base e aos sistemas institucionais.”.

Em 2022, uma outra instrução normativa foi emitida pelo MEC, versão 1.05, determinando que novos documentos deveriam ser digitalizados pelas universidades, como é o caso do Currículo Escolar Digital. "Além da geração e assinatura com certificado digital em nuvem do Livro de Registro de Diploma que passou a ser produzida, sendo totalmente integrado na base institucional e aos sistemas acadêmicos da UFU", comenta Alves.

Ainda de acordo com o coordenador, os próximos planos do CTIC são para geração do arquivo digital de fiscalização do MEC e da emissão das segundas vias dos diplomas. Em suma, os benefícios deste processo para a universidade são vários, tais como: redução de custos; integração de processos; segurança; e manutenção da cadeia de custódia dos documentos arquivísticos (preservação da autenticidade, desde a criação até o armazenamento final, para evitar alterações, perdas ou danos ao documento original). "Em breve, a nova versão 1.06 será disponibilizada pelo MEC. Ela deve incluir os diplomas e artefatos digitais para as pós-graduações stricto sensu (mestrado e doutorado)", acrescenta.

Onde acessar

Para mais detalhes sobre o diploma digital, é possível acessar o Portal da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFU), que contém informações e validadores da UFU e também do MEC. A instituição também oferece um manual on-line com um tutorial de funcionalidades para todos os processos do diploma. Para mais detalhes sobre o histórico e as medidas tomadas pelo Governo Federal sobre o assunto, também é possível acessar uma página especial no Portal do Ministério da Educação.

Palavras-chave: diploma digital CTIC documentos digitalização