Oportunidade

Você conhece o Edital para Credenciamento de Agentes Culturais da UFU?

Estudantes com talentos artísticos podem contribuir em eventos da Universidade Federal de Uberlândia

Publicado em 06/09/2024 às 12:03 - Atualizado em 06/09/2024 às 14:17

Ao possuir um vínculo ativo com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), graduandos de quaisquer cursos, que sejam agentes culturais, têm a oportunidade de participar da programação de eventos da instituição. Ao se inscreverem, eles podem ser selecionados de acordo com sua proposta artística e receber uma bolsa para colaborar em diversas atividades na universidade.

Os estudantes podem escolher entre duas categorias: a formativa, que inclui propostas de atividades educativas, como cursos, seminários, oficinas e palestras; ou a artístico-cultural, para produção livre no campo das artes. Desde espetáculos cênicos e musicais até artes visuais, digitais e contribuições fotográficas, todas as manifestações culturais são contempladas no credenciamento.

Kleber Henrique Maronezi é discente de Teatro na UFU e ficou sabendo deste edital por meio de uma divulgação realizada em um grupo do curso no WhatsApp. O ator presta serviços na área artística, como palhaço. Maronezi afirma que é “muito bom poder compor com a programação cultural da universidade, somando de forma lúdica para o calendário muitas vezes denso de atividades acadêmicas e, ao mesmo tempo, ter a oportunidade de receber um fomento ao trabalho prestado”.

Ao realizar o cadastro, os estudantes artistas permanecerão em uma lista específica para serem chamados a qualquer momento para auxiliar em algum evento da UFU. Foi o que aconteceu com o acadêmico de Teatro no ano passado, conforme ele mesmo narra: "A inauguração da Lona Cultural Olívia Calábria é um exemplo muito marcante para mim, pois, com meu trabalho como palhaço, pude compor a programação de cerimônia de um espaço tão singular como aquele”.

Produtora cultural na Diretoria de Cultura (Dicult/UFU), Camila Amuy Silva comenta que o edital é de fluxo contínuo e uma grande oportunidade para os estudantes que trabalham com arte se apresentarem em eventos propostos pela universidade. Ela complementa que “cada estudante faz o cadastro e apresenta um pequeno projeto do que pode ser feito, como peças, cenas curtas, apresentações de música, ilustrações e outros; os aprovados são inseridos em um cadastro de estudantes artistas, que ficam disponíveis para consulta e posterior contratação via bolsa cultura”.  E reforça o convite: "Não perca a oportunidade de compartilhar suas produções artísticas e, ao mesmo tempo, colaborar em atividades da universidade!"

Para conferir os documentos necessários e informações específicas, acesse o Portal de Editais e Concursos da UFU.

Palavras-chave: edital Credenciamento agentes culturais Dicult UFU PROEXC

Conteúdo relacionado