Publicado em 25/10/2024 às 12:04 - Atualizado em 30/10/2024 às 11:45
O 7º Encontro de Pesquisas em Andamento (EPA) ocorreu entre os dias 14 e 18 de outubro, com o tema central “Artes da Cena: Modo(s) de fazer e Maneira(s)”. Realizado com abertura presencial e palestras virtuais, o Encontro pretendia refletir sobre como os processos de criação e produção nas Artes Cênicas buscam alternativas de permanência no atual contexto pós-pandemia na América Latina. Foram três modalidades de participação: comunicação oral, comunicação performativa e ouvinte, que rendeu certificados via e-mail de inscrição dos participantes.
O objetivo do 7º EPA era criar um espaço de compartilhamento e difusão de pesquisas no âmbito das Artes Cênicas para promover o intercâmbio de conhecimentos e saberes entre estudantes e instituições, trazendo perspectivas e abordagens diversas sobre esse campo de estudos. O encontro foi descrito como “muito potente” pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFU), Narciso Telles.
Ele também destacou que a escolha do Encontro ser híbrido deve se manter no futuro. “A gente quer manter essa característica, porque oferece a possibilidade, diante dos poucos recursos que os programas de pós-graduação estão tendo, de promover o encontro. As pessoas não precisam necessariamente se deslocar até Uberlândia com gastos de passagem e estadia, e podem virtualmente compartilhar suas pesquisas, e dessa forma, ter um primeiro contato também com os pesquisadores da UFU para a construção de novas redes de pesquisa”.
O perfil do evento é reunir pesquisadores de mestrado, doutorado e pós-doutorado na área, para criar uma horizontalidade dentro da dinâmica dos encontros e compartilhamentos, de acordo com Telles. Além da abertura, o evento teve um encontro com conferência de abertura, do professor Guillaume Piçon, da Universidade Júlio Verne, da França, em uma ação de parceria com o projeto Cátedras Francesas, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp/UFU) e a Diretoria de Relações Internacionais e Institucionais (Drii/UFU).
Outro aspecto do 7º EPA foi o debate em mesas de comunicação, após mais de 50 inscrições para participações. Ao todo, foram dez mesas realizadas: uma sobre modos de fazer a pesquisa e outra sobre modos de existir nela, disponibilizadas no canal da PPGAC/UFU no YouTube. As outras oito tiveram temas de comunicação e pesquisa, e contaram com a presença de cinco a seis participantes.
Inspiração
A obra que foi parte da temática central do Encontro foi “Balões Vermelhos”, do dramaturgo argentino Eduardo Pavlovsky (1933 - 2015). O espetáculo retrata uma trupe de circo-teatro de resistência em dificuldades financeiras, sofrendo até ameaças de despejo, que busca encontrar estratégias para continuar existindo. Telles frisa que a área de Artes Cênicas possui semelhanças com a peça de teatro argentina.
“De um modo geral, é uma área dentro da universidade que tem também que sempre reinventar suas maneiras de continuar existindo, como campo de conhecimento, como área dentro da educação básica, e como prática artística dentro e fora da universidade. Por isso que a obra do Eduardo Pavlovich foi uma referência para o EPA desse ano, do qual nós pensamos os modos de fazer e os modos de existir”, ressaltou Telles.
Além disso, o professor também destacou a questão da América Latina no mundo das artes. Para ele, a importância dada para a produção latino-americana leva os participantes, antes de tudo, a se reconhecerem como artistas e pesquisadores latinos. “É uma identidade comum que nos une, e um modo de pensar a pesquisa, de fundamentá-la ou dialogá-la teoricamente com outros campos de conhecimento. A América Latina ainda precisa ter uma maior divulgação de pesquisadores e pesquisadoras aqui no Brasil”, finaliza.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Pós-graduação PPGAC IARTE Encontro de Pesquisas em Andamento Artes Cênicas
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS