Publicado em 04/10/2024 às 12:21 - Atualizado em 22/10/2024 às 12:13
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma prova que avalia o conhecimento dos estudantes que estão se formando nas universidades de todo o Brasil, a fim de saber o nível de qualidade de ensino das instituições, além de entender o desempenho da educação superior do país em relação ao restante do mundo. Na última aplicação, em 2023, estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação realizaram a prova, e a nota do discente Pedro Luís Mendonça Silva chamou a atenção.
Com 91,2 de pontuação, o jovem de 23 anos conquistou a maior nota de todo o país e comprovou a qualidade do ensino ofertado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), especialmente em Engenharia de Controle e Automação, que atingiu o conceito 4 de 5 após o Enade 2019 - conforme, noticiado à ápoca, no Comunica UFU. Este índice foi atingido por apenas 37,5% das instituições que ofertam o curso.
“Creio que essa nota representa a qualidade do ensino na instituição, que fornece as ferramentas necessárias para os estudantes se dedicarem no processo de aprendizagem. Afinal, um resultado desses só é possível graças à união de diversos fatores, que vão desde as boas condições para o estudo, até a excelente capacidade das pessoas que trabalham nos diversos setores da universidade”, declara Mendonça, que também agradece aos profissionais de limpeza e aos professores da Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt/UFU), especialmente os do curso de Engenharia de Controle e Automação. O estudante afirma, ainda, que a conquista foi muito gratificante, ressaltando o esforço que teve durante toda a sua trajetória na universidade.
O resultado não passou despercebido pelo coordenador de Engenharia de Controle e Automação, Renato Ferreira Fernandes Júnior. Ele tece elogios ao desempenho do jovem, exaltando o prestígio do curso, e apontando que a UFU está atraindo estudantes de alto nível, garantindo destaque nacional na formação de profissionais de excelência. “Alunos com alto desempenho geram um efeito positivo no ambiente acadêmico, estimulando a inovação e a pesquisa. Eles incentivam professores, e o curso como um todo, a buscarem constante aprimoramento, propondo novos desafios, projetos inovadores e conteúdo de qualidade, preparando ainda melhor os estudantes para o mercado de trabalho na área”, ressalta Fernandes Júnior.
O desempenho de excelência da UFU não é novidade, assim como as boas avaliações que o curso de Engenharia de Controle e Automação recebe. Além de ser um curso nota 4 pelo Ministério da Educação (MEC), ele também é o melhor ranqueado no Ranking Universitário da Folha de S. Paulo (RUF), atingindo o 9º lugar nacional.
“Esse resultado do Pedro reflete a qualidade do programa acadêmico. Reformas curriculares, melhorias constantes nos laboratórios e a alta qualificação do corpo docente contribuem significativamente para o desenvolvimento do curso e, consequentemente, para a formação de egressos capacitados”, complementa o coordenador.
A experiência do Enade
O discente revela que, antes do exame, não fez nenhuma preparação prévia; apenas participou de uma reunião coletiva dos alunos com Fernandes Júnior. Na ocasião, o coordenador do curso repassou alguns temas que são cobrados na avaliação do MEC. Fora isso, Mendonça contou com o que tinha aprendido no decorrer do curso como bagagem para a prova. “Certos tópicos estavam mais frescos na memória, enquanto outros me geraram mais dificuldade para relembrar”, aponta.
Ele comenta que não estava nervoso para fazer o exame, já que não há pressão para ser aprovado. Para ele, o cenário é ainda melhor quando o estudante percebe que entende do assunto cobrado na prova, visto que são temas já estudados ao longo do curso. “Sempre gostei de fazer provas. Sinto que é uma maneira de me testar, 'um desafio do Pedro contra ele mesmo'. Em todas que faço, chego com um objetivo claro em mente: ‘vou fazer o meu melhor’; e, no Enade, não foi diferente”, completa.
Mendonça também ilustra sua tranquilidade com um relato: “Lembro que, no dia da prova, eu estava em uma sala próxima à Avenida Segismundo Pereira, e tinha um bar que estava tocando música. Eu estava tão tranquilo que, às vezes, me pegava curtindo o som entre as questões. Já que estava lá em um domingo, pelo menos ia tentar fazer a experiência ser mais leve (risos).”
Após o exame, o jovem já tinha a certeza de um bom desempenho, mas não cogitava que sua nota seria a maior do Brasil. Confessa que foi uma surpresa positiva. A reação com a descoberta "foi engraçada", segundo ele. Um amigo avisou sobre a divulgação dos resultados do Enade. Então, o estudante da UFU procurou sua nota por curiosidade, ficando satisfeito com o desempenho. “Quando observei abaixo, a nota máxima do país era exatamente a minha. Fiquei um pouco incrédulo, mas contente”, narra.
“Atingir a maior nota não quer dizer que sou melhor que eles. Muito menos quero dar a entender que quem não tirou nota alta na prova é incapacitado. Apenas fiquei feliz porque ter o meu nome, o da Feelt/UFU e o da universidade no topo do curso de Engenharia de Controle e Automação é satisfatório. Nossa universidade é boa; nosso curso é bom e os alunos também são bons. É uma conquista geral; nós merecemos”, finaliza.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Engenharia de Controle e Automação ENADE ensino Feelt
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS