Pular para o conteúdo principal
ECOLOGIA

Livro discute microbiomas e poluição do meio ambiente

Coorganizada por professor da UFU, obra propõe uso de microrganismos no combate à descontaminação ambiental

Publicado em 08/10/2024 às 09:11 - Atualizado em 09/10/2024 às 12:15

No decorrer dos capítulos é discutido a remediação de diferentes contaminantes, orgânicos e inorgânicos. (Imagem: Divulgação/Adaptação: Maria Medeiros)

Com coorganização do professor Lucas Carvalho Basilio de Azevedo, do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Uberlândia (Iciag/UFU), a editora Academic Press publicou o livro Microbiome-Based Decontamination of Environmental Pollutants. A obra aborda a complexidade das interações de microbiomas em relação às plantas e à poluição ambiental, ou seja, o modo como conjuntos de microrganismos associados à vegetação do ecossistema podem auxiliar na descontaminação do meio ambiente. 

"Como é um tema relevante e crescente na área acadêmica e no manejo ambiental, detectamos a necessidade de um texto que aborde a fronteira do conhecimento da aplicação ou resolução dos problemas de contaminação ambiental por microrganismos", comenta Azevedo a respeito da escolha do assunto apresentado no livro.

A obra faz parte da série “Plant and Soil Microbiome”, dividida em 17 capítulos. Ela proporciona uma ampla perspectiva dos desafios enfrentados no gerenciamento de recursos ambientais, como solo, água e resíduos. Também é apresentado o emprego de enzimas, micróbios isolados e de nanotecnologia relacionada a microorganismos para limpeza de grupos de poluentes. O livro reúne os aspectos microbiológicos relacionados ao gerenciamento ambiental, agrupando diversos pontos, tanto práticos quanto teóricos, e partindo de conhecimentos básicos até os mais avançados. 

A utilização de microrganismos ligados às plantas como uma ferramenta de combate contra os impactos negativos causados pela poluição de ecossistemas é um caminho a ser explorado como tecnologia alternativa, ecologicamente e economicamente amigável. Atualmente, as tradicionais formas de remediar a contaminação derivada de poluentes não são satisfatórias em termos de custo-efetividade. A propagação de poluentes no meio ambiente se torna cada dia mais um problema mundial, afetando de diversas formas o clima, o solo e a saúde dos seres vivos. 

O livro foi uma colaboração entre os professores Ajay Kumar, da Universidade Amity, e Joginder Singh, da Universidade Professional Lovely, ambos da Índia, com coautoria de Azevedo. O professor da UFU foi autor do capítulo "Microbial enzymes in biodegradation of organic pollutants: mechanisms and applications", em conjunto com as professoras Milla Alves Baffi e Simone Cristina Braga Bertini e a pós-doutoranda Mariana Fornazier Borges, do ICIAG/UFU. 

A pesquisa assinada por Azevedo deriva do potencial da ampla biodiversidade microbiana, que proporciona uma alta probabilidade de encontrar enzimas capazes de fornecer estímulos de reação e acelerar o processo de decomposição de compostos orgânicos que provocam a contaminação ambiental. O capítulo feito pelos professores da UFU tem como foco o uso de enzimas derivadas de seres vivos microscópicos empregadas na degradação de poluentes orgânicos.

"A obra fornece bases de conhecimento que funcionam como ferramentas para abordar problemas de contaminação ambiental. Isto é, o conhecimento disposto no livro fundamenta processos moleculares, celulares e de interação com o meio contaminado que permite o entendimento da descontaminação e a construção de estratégias de descontaminação ambiental", finaliza o professor do Iciag.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: meio ambiente ecologia microrganismos poluição

A11y