Pular para o conteúdo principal
Lançamento

Professores da UFU e da UFRGS publicam livro introdutório para os conceitos de Nicos Poulantzas

Cientista político grego e marxista desenvolveu suas principais teorias pautadas no Estado no Pós Segunda Guerra Mundial

Publicado em 16/10/2024 às 08:44 - Atualizado em 17/10/2024 às 08:35

Capa do livro 'Ler Poulantzas: conceitos elementares de Poder político e classes sociais'. (Imagem: Canva)

Nascido em Atenas, na década de 30, o cientista político radicado na França Nicos Poulantzas é a figura principal da obra Ler Poulantzas: conceitos elementares de Poder político e classes sociais, desenvolvida pelos professores Danilo Enrico Martuscelli, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Incis/UFU), e Leonardo Granato, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Lançado pela Editora Lutas Anticapital, o livro busca resgatar alguns conceitos fundamentais de Poulantzas, considerado um dos mais influentes intelectuais da teoria marxista do Estado e da política no pós Segunda Guerra Mundial. 

A publicação procura, além disso, servir como uma forma de introdução aos pensamentos do autor, uma porta de entrada para aqueles que possuem a intenção de se aprofundar nestes estudos. Mesmo se tratando de uma obra introdutória e que busca sintetizar as ideias desenvolvidas pelo cientista político grego, Martuscelli deixa claro que o objetivo do livro não é substituir a leitura das publicações de Poulantzas e que a publicação também procura indicar algumas polêmicas em relação à sua obra. 

O docente da UFU aponta que esta simplificação dos conceitos foi uma das buscas no processo de escrita, “É um desafio, mas, ao mesmo tempo, algo estimulante, porque na academia a gente tende a fazer uma produção voltada para quem já tem um acúmulo de leituras. A capacidade de ser sintético é difícil, mas eu acho que, se você não consegue, na área das ciências humanas, ser sintético na definição, na apresentação e definição dos conceitos, é sinal de que você não tem muito domínio e controle sobre aquilo que está fazendo.” argumenta.  

Para a elaboração do livro, foi utilizada como base, principalmente, a obra de Poulantzas Poder Polítco e Classes Sociais, lançada em 1968 - que, segundo Martuscelli, é menos debatida internacionalmente. Além disso, o professor ressalta a importância para sua publicação da chamada “escola poulantziana de Campinas”, grupo da Universidade de Campinas (Unicamp) que busca estudar o cientista político, reformulando determinados conceitos e identificando lacunas em seu pensamento. 

Disponível para compra on-line no site da Editora Lutas Anticapital, a obra teve seu evento de lançamento na Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). Este é o primeiro projeto da parceria entre os professores, que vem desde 2019, quando Danilo Martuscelli foi convidado por Leonardo Granato, a palestrar sobre Poulantzas. Logo após esse evento, motivados pela dificuldade de entendimento de seus estudantes em relação aos conceitos do marxista grego, a ideia foi se reunir e começar a escrita de um livro com o intuito de simplificar o autor. O professor da UFU também demonstra o interesse em traduzir a obra para o idioma espanhol e, assim, difundir as ideias do autor pela América Latina. Para ser executado, este projeto aguarda apenas a liberação de recursos.  

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU. 

 

Palavras-chave: lançamento livro Incis Nico Poulantzas

A11y