Pular para o conteúdo principal
Ranking Universitário

UFU é a 30ª melhor universidade brasileira no 'QS World University Rankings 2025'

Universidade Federal de Uberlândia avança para a 113ª posição no ranking das latino-americanas

Por: Cristiano Alvarenga
Publicado em 07/10/2024 às 11:56 - Atualizado em 22/10/2024 às 12:10

 

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi classificada como a 113ª melhor instituição de ensino superior da América Latina e Caribe no QS World University Rankings 2025. Entre as universidades brasileiras, a UFU ocupa a 30ª posição. O ranking, que avaliou 437 instituições de 24 países, é uma das principais referências globais de desempenho acadêmico e analisa indicadores como reputação acadêmica, produção científica e empregabilidade.

Na edição anterior da pesquisa, a UFU estava na 114ª colocação no ranking geral, e em 2025 subiu para a 113ª posição, demonstrando um leve progresso. 

 

Comparação com outras universidades brasileiras

A UFU é uma das 96 universidades brasileiras presentes no ranking de 2025, que é liderado pela Universidade de São Paulo (USP). Outras instituições brasileiras que se destacaram incluem a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O QS World University Rankings 2025 avaliou instituições de ensino superior de 24 países da América Latina, Caribe e América Central. O Brasil foi o país mais representado, com 96 universidades, seguido pelo México, com 63 instituições, e pela Colômbia, com 61. Confira infográfico com a posição de todas as universidades:

 

 

Avaliação por indicadores

A UFU apresentou um bom desempenho em diversos critérios analisados pela QS. O maior destaque foi no indicador "Staff com PhD", onde a universidade obteve 99,1 pontos, evidenciando a alta qualificação de seu corpo docente. Em "Rede de Pesquisa Internacional", a UFU marcou 73,9 pontos, refletindo a colaboração acadêmica com instituições estrangeiras. Além disso, a universidade registrou 73,7 pontos no indicador "Número de artigos por docente", que avalia a produtividade científica.

Em relação à "Citações por artigo", a UFU alcançou 50,3 pontos, o que mede a relevância e o impacto de suas publicações acadêmicas. O "Web Impact", que avalia a presença digital da instituição, teve uma pontuação de 42,2. Já o indicador "Reputação entre empregadores", que mede a percepção do mercado de trabalho sobre os formados pela UFU, registrou 11,1 pontos.

Os dados completos estão disponíveis na página oficial do (link is external)QS World University Rankings 2025(link is external).

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica.

 

Palavras-chave: Ranking Universitário QS Latin America University Rankings Avaliação do Ensino Superior

A11y