Ranking Universitário

UFU é a 30ª melhor universidade brasileira no 'QS World University Rankings 2025'

Universidade Federal de Uberlândia avança para a 113ª posição no ranking das latino-americanas

Publicado em 07/10/2024 às 11:56 - Atualizado em 08/10/2024 às 09:02

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi classificada como a 113ª melhor instituição de ensino superior da América Latina e Caribe no QS World University Rankings 2025. Entre as universidades brasileiras, a UFU ocupa a 30ª posição. O ranking, que avaliou 437 instituições de 24 países, é uma das principais referências globais de desempenho acadêmico e analisa indicadores como reputação acadêmica, produção científica e empregabilidade.

Na edição anterior da pesquisa, a UFU estava na 114ª colocação no ranking geral, e em 2025 subiu para a 113ª posição, demonstrando um leve progresso.

Comparação com outras universidades brasileiras

A UFU é uma das 96 universidades brasileiras presentes no ranking de 2025, que é liderado pela Universidade de São Paulo (USP). Outras instituições brasileiras que se destacaram incluem a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O QS World University Rankings 2025 avaliou instituições de ensino superior de 24 países da América Latina, Caribe e América Central. O Brasil foi o país mais representado, com 96 universidades, seguido pelo México, com 63 instituições, e pela Colômbia, com 61. Confira infográfico com a posição de todas as universidades:

Avaliação por indicadores

A UFU apresentou um bom desempenho em diversos critérios analisados pela QS. O maior destaque foi no indicador "Staff com PhD", onde a universidade obteve 99,1 pontos, evidenciando a alta qualificação de seu corpo docente. Em "Rede de Pesquisa Internacional", a UFU marcou 73,9 pontos, refletindo a colaboração acadêmica com instituições estrangeiras. Além disso, a universidade registrou 73,7 pontos no indicador "Número de artigos por docente", que avalia a produtividade científica.

Em relação à "Citações por artigo", a UFU alcançou 50,3 pontos, o que mede a relevância e o impacto de suas publicações acadêmicas. O "Web Impact", que avalia a presença digital da instituição, teve uma pontuação de 42,2. Já o indicador "Reputação entre empregadores", que mede a percepção do mercado de trabalho sobre os formados pela UFU, registrou 11,1 pontos.

Os dados completos estão disponíveis na página oficial do QS World University Rankings 2025.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica.

Palavras-chave: Ranking Universitário QS Latin America University Rankings Avaliação do Ensino Superior