Ensino Superior

Enade 2017: cinco cursos da UFU recebem nota máxima em avaliação do MEC

Pedagogia, Música, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Aeronáutica e Arquitetura obtiveram nota 5

Publicado em 17/10/2018 às 08:16 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:36

Foram divulgados os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o Enade 2017. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi avaliada em 60 cursos, dos quais cinco receberam a nota máxima. Pedagogia, Música, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Aeronáutica e Arquitetura receberam conceito 5.

Utilizado como um dos indicadores de qualidade do ensino superior brasileiro, o Enade considera o desempenho em prova específica e a avaliação dos estudantes em temas relacionados à infraestrutura, ensino e formação acadêmica e profissional.

Confira o desempenho dos cursos da UFU no Enade 2017 (conceito de 1 a 5):

Enade

O Enade é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), acontece anualmente, no entanto, o ciclo de avaliação é trienal. Os dados de 2017 referem-se às áreas de Ciências Exatas e Licenciaturas. Confira a agenda de avaliação para o triênio 2016-2018:

• Ano I - Saúde, Ciências Agrárias e áreas afins (2016);
  • Ano II - Ciências Exatas, Licenciaturas e áreas afins (2017);
  • Ano III - Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins (2018).

Além dos cursos de licenciatura e bacharelado, o Enade também avalia a formação superior dos Eixos Tecnológicos.

Enade 2018

As provas do Enade 2018 serão aplicadas no dia 25 de novembro. Confira a relação de cursos da UFU que participam desta edição: Administração; Administração Pública; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Jornalismo; Design; Direito; Psicologia; Relações Internacionais; e Serviço Social.

Estão aptos a participarem do Enade os estudantes ingressantes (que tenham iniciado o curso em 2018) e os concluintes (com previsão de término de curso até julho de 2019 ou que tenham cumprido ao menos 80% da carga horária prevista no currículo).

O prazo para os estudantes responderem o questionário sobre infraestrutura, organização didático-pedagógica e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional está aberto até o dia 21 de novembro (acesse aqui).

Palavras-chave: ENADE Avaliação do Ensino Superior MEC Inep