Publicado em 14/11/2024 às 15:36 - Atualizado em 19/11/2024 às 13:47
Nos dias 4 a 7 de novembro de 2024, ocorreu o XII Congresso Brasileiro de Crustáceos (CBC), na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A organização do evento científico teve como preocupação, este ano, a máxima equidade de gênero possível, para que pais e mães pudessem frequentar o congresso, sem grandes preocupações.
Por meio de uma mesa-redonda, realizada antes do evento, a comissão organizadora do congresso decidiu usar a brinquedoteca do curso de pedagogia, em parceria com a brinquedoteca do curso de psicologia, que funciona no Campus Umuarama, e colaboração de discentes das ciências biológicas da UFU. A ideia do projeto era possibilitar que todos pudessem participar do CBC, tendo um local seguro para deixar seus filhos.
A brinquedoteca do curso de Pedagogia da UFU, no Campus Santa Mônica, foi criada em 2020, por diversos professores, com o objetivo de ser um laboratório de ensino para os discentes, local de produção e difusão do conhecimento, da cultura e da arte.
Durante os quatro dias de evento, monitores dos cursos de pedagogia, psicologia e ciências biológicas criaram dinâmicas e oficinas lúdicas de ciência, para que as crianças pudessem vincular suas atividades com a de seus pais.
“Posso dizer que o funcionamento da brinquedoteca durante o congresso foi algo revolucionário. Tive a oportunidade de colocar meu filho exposto ao espaço da universidade pública, lugar que transforma vidas. Sair dos eventos do congresso e saber que o meu filho aprendeu muitas coisas, e vê-lo encantado com o processo da universidade é algo muito bacana, mesmo ele sendo uma criança tão pequena”, explica Marina Calixto Cunha, doutora em Ecologia pela UFU.
Cunha também ressalta que a mobilização da organização do evento para que as brinquedotecas ficassem à disposição dos participantes do congresso foi muito importante para as mulheres, que conseguiram manter sua capacidade competitiva dentro do mercado de pesquisa no Brasil.
Yesenia Margarita Carpio-Díaz, doutoranda em ecologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que recebeu o prêmio de melhor pôster pelo CBC, afirma: “É a primeira vez que vejo uma proposta como esta, e é muito importante para os pais que têm atividades fora e precisam levar seus filhos, principalmente em congressos, simpósio, ou qualquer outro. É um espaço para as crianças, e ao mesmo tempo uma ajuda para nós, que temos que estar em uma apresentação, em um minicurso, ou fazer muitas atividades ao longo do dia.”
As brinquedotecas da UFU ainda não possuem fonte de financiamento direta, se mantendo abertas através de doações da comunidade, entre discentes e docentes dos cursos envolvidos no projeto. “A nossa intenção é que mobilizem e utilizem mais a brinquedoteca, para que ela seja, de fato, um local de aprendizagem, e que possamos conviver com ele sempre aberto”, finaliza Camila Lima Coimbra, coordenadora do curso de graduação em pedagogia da UFU.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Brinquedoteca pedagogia Psicologia Biologia
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS