Pular para o conteúdo principal
Inovação

Técnico da UFU cria Painel de Gestão Acadêmica e é premiado em congresso

Ferramenta possibilita analisar dados dos cursos relacionados a desempenho, evasão e características discentes

Publicado em 26/11/2024 às 17:38 - Atualizado em 16/01/2025 às 15:06

Diego de Sousa Bernardes (primeiro, à esquerda) foi premiado no II Congresso Internacional em Administração Pública. (Foto: Arquivo pessoal)

O Painel de Gestão Acadêmica, desenvolvido pelo servidor técnico administrativo Diego de Sousa Bernardes, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Patos de Minas, conquistou o segundo lugar entre os melhores produtos técnicos tecnológicos de Mestrado Profissional em Administração Pública (Rede Profiap). Concorreram 82 trabalhos à premiação, que aconteceu durante o II Congresso Internacional em Administração Pública, de 13 a 15 de novembro, em Campo Grande (MS).

O público-alvo do painel são coordenadores de curso, diretores de unidade, pró-reitores, entre outros profissionais que atuam na gestão das universidades. Trata-se de uma ferramenta que permite a interação com informações dos cursos, como indicadores acadêmicos, quanto tempo os estudantes estão demorando para se formar, em que momento tem ocorrido mais evasão, características relacionadas à diversidade, entre outras. 

A partir do acesso simples e objetivo a esses dados, propiciado pelo painel, é possível uma gestão acadêmica mais transparente e inclusiva, afirma Bernardes. O trabalho com indicadores de gestão acadêmica é feito no curso de graduação em Engenharia de Alimentos desde 2017 e, a partir de abril de 2024, foi implantado o Painel de Gestão Acadêmica, desenvolvido com o software Power BI. “A inovação deste painel está na capacidade de transformar dados brutos em informações visualmente envolventes e intuitivas, utilizando software gratuito e de simples operação”, explica o servidor.

A ferramenta é estruturada em sete categorias: Quantitativo, Demografia, Origem, Desempenho, Reprovação, Evasão e Egressos. Os dados são obtidos a partir do Sistema de Gestão (SG) da UFU — segundo Bernardes, respeitando as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Para fazer a atualização ao fim de um semestre letivo, basta gerar relatórios em formato de planilhas no SG e usá-los para alimentar o Painel de Gestão Acadêmica.

Reprodução do Painel de Gestão Acadêmica da Faculdade de Engenharia Química
Reprodução do Painel de Gestão Acadêmica da Faculdade de Engenharia Química

Bernardes é graduado em Engenharia Química pela UFU e mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Antes de ser servidor público, atuou em empresas da área de engenharia. Ele conta que a ideia de elaborar o Painel de Gestão Acadêmica surgiu a partir das experiências que teve na área industrial, onde todas as decisões são baseadas em números. 

No mestrado profissional, cursado de 2019 a 2021, com orientação do professor Carlos Eduardo Artiaga Paula, o técnico da UFU desenvolveu o trabalho Gestão administrativa em campi avançados de universidades federais brasileiras: o caso do campus Patos de Minas da Universidade Federal de Uberlândia. Antes da premiação no II Congresso Internacional em Administração Pública, o painel desenvolvido por Bernardes ficou em sexto lugar no Prêmio Nacional de Inovação na Gestão Universitária Professor João David Ferreira Lima 2024, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O Painel de Gestão Acadêmica da Faculdade de Engenharia Química está disponível on-line (acesse aqui). Os interessados em aderir à ferramenta podem entrar em contato por e-mail: diegosb@ufu.br.

 


Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: gestão Patos de Minas gestão acadêmica inovação

A11y