Pular para o conteúdo principal
Homenagem

UFU celebra os 58 anos da Faepu

Cerimônia reconhece papel da fundação na criação do curso de Medicina, gestão do Hospital de Clínicas e no fortalecimento da saúde pública em Uberlândia e região

Publicado em 27/11/2024 às 12:47 - Atualizado em 28/11/2024 às 16:46

Reitor Valder Steffen Junior enalteceu o trabalho desenvolvido pela Faepu

 

Reconhecer o trabalho desenvolvido ao longo de 58 anos pela Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (Faepu) na área da saúde de Uberlândia e região. Foi com este intuito que a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizou cerimônia de homenagem na última terça-feira, 26 de novembro, no Anfiteatro do Bloco C, no Campus Umuarama.

O evento reuniu autoridades acadêmicas, representantes da sociedade civil, colaboradores da fundação e servidores da UFU para celebrar a trajetória da Faepu, que, desde 1966, desempenha um papel central no desenvolvimento da saúde e da educação na região. 

A fundação foi responsável por impulsionar a criação da Escola de Medicina e Cirurgia de Uberlândia (EMECIU), embrião da Faculdade de Medicina da UFU - veja linha do tempo, abaixo -, e consolidou sua atuação com a gestão do Hospital de Clínicas, ampliando-se para apoiar a estruturação de sistemas de saúde em municípios da região.

 

Linha do tempo da Faepu

 

Durante a cerimônia, foi destacado o impacto da parceria entre a UFU e a Faepu, que integra ensino, pesquisa e assistência, contribuindo para o fortalecimento do sistema de saúde regional e para a formação de profissionais qualificados. O reitor Valder Steffen Junior expressou sua gratidão pelos serviços prestados pela fundação e justificou a realização do evento. "Este é o momento em que a UFU se dirige, não apenas à gestão da Faepu, mas especialmente aos trabalhadores da fundação, para dizer: muito obrigado", declarou.

 

Transição e novos desafios

A partir de 2022, a gestão do Hospital de Clínicas da UFU passou a ser responsabilidade da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), marcando o encerramento de um longo período de administração pela Faepu. Diante dessa mudança, a fundação reavaliou suas atividades e direcionou os esforços para novas áreas, utilizando sua ampla experiência em gestão hospitalar para contribuir com o fortalecimento da saúde em cidades de pequeno e médio porte do Triângulo Mineiro.

O que poderia representar um momento de incerteza com o término da gestão do HC-UFU transformou-se em uma oportunidade para a Faepu aplicar sua expertise e expandir seu impacto. A fundação passou a aprimorar e ampliar atendimentos em diversos municípios da região.

Atualmente, ela atua em unidades hospitalares localizadas nas cidades de Capinópolis, Araguari, Patos de Minas e Uberlândia. Além disso, diversificou seus serviços com a gestão de centrais de ambulâncias, regulação de atendimentos e gerenciamento de resíduos, assim como na administração de lavanderias especializadas no processamento de material hospitalar.

 

Tabela com as atividades da Faepu em 2024

 

Renato Gonçalves Darin, diretor-geral da Faepu, avaliou a situação atual e ressaltou o compromisso em continuar a parceria com a UFU e ampliar a atuação na área da saúde: "Queremos fortalecer e ampliar o apoio institucional à UFU e contribuir para melhorar o sistema público de saúde da região, inclusive com a ampliação de unidades de atendimento."

 

Representantes da UFU, Faepu, Prefeitura e Ministério Público
Da esquerda para direita: Leonardo Macedo (Ministério Público Federal), Adenilson Lima (secretário Municipal de Saúde), Carlos Henrique Martins, Valder Steffen Jr., Renato Darin (Faepu) e Antonino Martins (ex-reitor e membro do Conselho Curador da Faepu)

 

Para Adenilson Lima, secretário de Saúde de Uberlândia, a Faepu se destaca como entidade que contribui para o aprimoramento do sistema de saúde regional. "[...] vai se concretizando como uma organização social que vai além do apoio à UFU", ressaltou. Já Antonino Martins da Silva Júnior, ex-reitor da UFU e representante do Conselho Curador da Faepu, enfatizou a tradição da fundação na gestão da saúde e no atendimento à população da região.

Leonardo Andrade Macedo, procurador da República e representante do Ministério Público Federal na cerimônia, reconheceu os relevantes serviços prestados pela Faepu e disse acreditar na continuidade do trabalho. "A experiência no Hospital de Clínicas da UFU permite à Faepu alçar novos voos e fortalecer os municípios da região na área de saúde", afirmou.

Por sua vez, o vice-reitor da UFU, Carlos Henrique Martins, destacou os desafios para o futuro da universidade, mencionando a necessidade de criar uma identidade para a Faculdade de Medicina em Uberlândia, incluindo a disponibilização de novos espaços para o curso e a aprovação da graduação em Medicina no Campus Pontal, em Ituiutaba.

 

Homenagens 

Registro do momento do corte da fita inaugural do totem
Cerimônia foi finalizada com o corte da fita inaugural do totem em agradecimento aos serviços prestados pela Faepu

 

Além das homenagens institucionais, o evento também foi marcado pelo reconhecimento de colaboradores que já dedicaram mais de 30 anos de suas carreiras à Faepu. Foram homenageados Cleonice da Silva Ferreira, Sírlei Soares Lemes Rodrigues e Jorge Divino Delfino Diniz. Renato Darin também foi homenageado pelos colaboradores da fundação, em uma demonstração de gratidão e reconhecimento por sua gestão.

A solenidade contou, ainda, com uma apresentação musical de Maurício Tadeu dos Santos Orosco, professor de violão do Instituto de Artes da UFU (Iarte) e o corte da fita inaugural do totem que faz referência ao reconhecimento da Reitoria aos serviços prestados pela Faepu.

O evento reforçou a importância da parceria histórica entre a UFU e a Faepu, que vem contribuindo significativamente para a educação e a saúde pública em Uberlândia e região, e apontou para novas perspectivas de colaboração.

Confira, abaixo, uma galeria com mais imagens da cerimônia:

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Faepu Medicina Fundação Faculdade de Medicina Hospital de Clínicas

A11y