Publicado em 14/11/2024 às 17:42 - Atualizado em 18/11/2024 às 16:23
Entre 27 e 29 de novembro ocorre, pela primeira vez na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o encontro da Rede Historicidades dos Processos Comunicacionais - XVI Historicidades. Com o objetivo de promover o debate a respeito da temporalidade como ferramenta de compreensão dos fenômenos comunicacionais e midiáticos, esta edição é organizada pelo Grupo de Pesquisa Narrativa, Cultura e Temporalidade (Narra) – vinculado ao Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCE), ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGELIT) e ao curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
No encontro, serão apresentados estudos desenvolvidos em parcerias pelos integrantes de 19 grupos de pesquisa vinculados a programas de pós-graduação em 13 instituições de ensino superior no Brasil (UFBA, UFRJ, UFMG, UFPI, UERJ, USP, UFOP, UFRB, UFS, UnB, UFU, UFF e Fiocruz). Neste ano, a Rede conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
Anfitrião do encontro em 2024, o Narra se dedica à análise da comunicação com base em estudos da narrativa, da cultura e da temporalidade. Na perspectiva trabalhada pelo grupo, que completou cinco anos de existência, as narrativas precisam ser entendidas a partir de seus vínculos com a vida cotidiana, o tempo e a história, abrangendo diversas formas culturais, tais como o jornalismo, a literatura, a televisão, o cinema, a música, entre outras.
A primeira edição do evento ocorreu em 2015, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e surgiu por meio da Rede Historicidades dos Processos Comunicacionais, fundada no mesmo ano. Os encontros promovidos pelo grupo acontecem duas vezes ao ano e a cada edição em um lugar diferente. Durante o primeiro semestre do ano, ocorre a primeira parte do evento, onde é apresentado um resumo dos trabalhos a serem expostos e debatidos. Já na segunda parte, tais trabalhos debatidos de forma preliminar são exibidos em sua versão final.
“Durante o evento do primeiro semestre, onde o trabalho está ainda na fase intermediária, surgem as provocações, as críticas, as coisas que chamam atenção positivamente das pessoas. No meu trabalho, especificamente, eu posso te falar que foi muito importante estar presente no evento do primeiro semestre, ele norteou o nosso olhar para que lado que a gente levaria a pesquisa no segundo semestre”, compartilha Nicoli Tassis, líder do Narra e organizadora do evento. No primeiro semestre de 2024, a Rede Historicidades se reuniu na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Ao longo dos três dias de evento na UFU, serão apresentados 16 trabalhos que giram em torno do tema “Figuras de Historicidades”. A temática se refere a objetos capazes de mostrar diferentes problemas temporais nos fenômenos midiáticos ao mesmo tempo que indica formas de entender tais problemáticas. Para Nicoli, o evento é uma experiência única por reunir pesquisadores do tema de diferentes lugares e instituições do país, além da oportunidade de formar novos talentos para a pesquisa.
O XVI Historicidades acontece no auditório do Bloco 1E do Campus Santa Mônica, durante o período da tarde. Para participar, não é preciso fazer inscrição prévia. Além disso, o encontro contará com a emissão de certificados para ouvintes.
“Nosso desejo é oportunizar o acesso para pessoas de diferentes níveis acadêmicos em uma troca horizontal de conhecimento, que eu acho que é o mais legal”, finaliza Nicoli.
Para conferir a programação completa, clique aqui.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Historicidades narrativa Narra Grupos de pesquisa temporalidade cultura Jornalismo PPGCE PPGLIT
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS