Publicado em 15/12/2025 às 17:45 - Atualizado em 15/12/2025 às 17:49
A Orquestra Popular do Cerrado (OPC), programa de extensão da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi um dos destaques da Cantata de Natal realizada no último sábado, 13 de dezembro, na Praça Cônego Ângelo, em Ituiutaba (Minas Gerais). A apresentação reuniu moradores e visitantes em uma noite marcada pela música, pela celebração e pelo espírito natalino.
O concerto integrou a programação festiva do município e apresentou um repertório que combinou a sonoridade da big band com canções da música brasileira e arranjos inspirados no clima natalino. Sob a coordenação do professor Alexandre Teixeira, a formação da orquestra — composta por estudantes, professores e músicos voluntários da comunidade — contou com saxofones, trompetes, trombones e uma seção rítmica completa.
Para a professora do ensino fundamental Marcella Freitas Borges, que acompanhou a apresentação, o espetáculo proporcionou uma forte conexão com o público. “O repertório, com música brasileira de Lô Borges, João Bosco e toques de jazz, emocionou e envolveu o público do começo ao fim. Foi um momento de sensibilidade, cuidado e muito talento, que mostrou o quanto a UFU valoriza a arte e a cultura e o quanto esse trabalho chega às pessoas de forma verdadeira”, destacou.
A emoção também foi sentida pelo contador Diego Catarino, que ressaltou um dos momentos marcantes da noite. “O ponto alto, que me tocou profundamente, foi a interpretação primorosa da canção ‘Incompatibilidade de Gênios’, de Aldir Blanc e João Bosco. Uma execução que foi, de fato, de tirar o fôlego!”, afirmou.
A Cantata de Natal foi realizada por meio de uma parceria entre a Fundação Cultural de Ituiutaba, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU) e a Divisão de Cultura (Dicult/UFU). Para Ana Rúbia Muniz, coordenadora da Proexc no campus Pontal, a participação da UFU nas festividades reforçou a importância da cultura na universidade. “O evento demonstrou o potencial da Orquestra Popular do Cerrado enquanto programa de extensão que forma músicos, forma público e brinda a sociedade com a apresentação de jovens músicos talentosos e comprometidos com a arte”, ressaltou.
De acordo com a coordenadora, ao levar cultura, arte e formação para além dos muros acadêmicos, a instituição contribui para a democratização do acesso às expressões artísticas e para a valorização da vida cultural na região do Triângulo Mineiro.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: cultura extensão música arte Orquestra opc PROEXC Natal
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS