Publicado em 19/12/2024 às 11:18 - Atualizado em 19/12/2024 às 15:58
O Centro Colaborador de Apoio ao Transporte Escolar Região Sudeste (Cecate UFU Sudeste) realizou, no mês de dezembro, dois encontros para oferecer assistência técnica e o aprimoramento dos conhecimentos das Políticas Nacionais de Apoio ao Transporte Escolar. O projeto é uma parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Nos eventos foram apresentadas duas políticas nacionais: “O caminho da Escola” e o “Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar". Foram realizados, também, o treinamento no uso do Sistema Eletrônico de Gestão do Transporte Escolar (SETE), além de diálogos com os Conselheiros Municipais de Educação e Conselheiros do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Cacs/Fundeb), acerca do acompanhamento destas políticas em seus respectivos municípios.
O primeiro dos dois encontros foi a Formação Técnica para Gestores do Transporte Escolar, Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb e Conselhos Municipais, que ocorreu no dia 5 de dezembro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME) de São José do Rio Preto (SP). O evento foi a terceira formação do ano de 2024 e contou com a participação de técnicos, gestores e conselheiros que discutiram a importância do acompanhamento e controle sobre o transporte escolar e os recursos destinados a ele.
raças à parceria com a União Nacional de Conselheiros Municipais Seccional São Paulo (UNCME) e a Secretaria Municipal de Educação, o encontro também reuniu representantes de 37 dos 100 municípios do entorno de São José do Rio Preto,
Já a segunda formação técnica do mês - e quarta do ano - ocorreu na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no campus da cidade de Vitória, no dia 12 de dezembro. Juntamente com a UNCME Seccional do Espírito Santo, o Cecate UFU Sudeste recebeu 76 representantes de 41 municípios capixabas. Dentre os participantes, estavam conselheiros municipais de Educação, conselheiros Cacs/Fundeb, vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais (UNDIME) e o coordenador da UNCME Seccional do Espírito Santo.
A coordenadora institucional do Cecate UFU Sudeste, Renata Carmo de Oliveira, enalteceu a importância dos Centros Colaboradores Cecate. “Eles têm um papel institucional e social importante para assegurar o acesso dos estudantes da educação básica das regiões do campo à escola. A equipe Cecate UFU abrange a Região Sudeste e se dedica a promover o conhecimento das políticas do transporte escolar e garantir a assistência técnica aos gestores municipais do transporte escolar, para auxiliar a gestão deste serviço essencial para o acesso seguro de crianças e jovens à educação”, declarou a docente da Universidade Federal de Uberlândia.
Por sua vez, Daniela Oshiro Yanaze, que é coordenadora de Monitoramento, Avaliação e Apoio à Gestão do Transporte Educacional do FNDE, declarou que é fundamental que a parceria com os Centros Colaboradores e o FNDE consiga prestar esse tipo de assistência. Ela aproveitou a oportunidade para agradecer ao Cecate UFU Sudeste por promover eventos de capacitação dos gestores do transporte escolar para que os alunos consigam chegar às escolas, com mais segurança, qualidade e eficiência.
Os Centros Colaboradores de Apoio ao Transporte Escolar (Cecates) são estruturas de apoio formadas por Instituições Federais de Ensino Superior que têm como objetivo a criação de projetos para o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) e o Programa Caminho da Escola.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Cecate Políticas de Transporte Escolar Capacitação
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS