Publicado em 05/12/2024 às 14:52 - Atualizado em 10/12/2024 às 16:55
Comitê Pop
A Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) instalou, no dia 03/12, o Comitê de Popularização da Ciência e Tecnologia (Comitê Pop), formado por representantes do governo, instituições científicas, movimentos estudantis, sindicais e outros setores da sociedade civil. O Comitê Pop e o Programa Nacional de Popularização da Ciência (Pop Ciência) foram instituídos pelo Decreto nº 11.754, de 2023, com o objetivo de desenvolver ciência, tecnologia e inovação para promover a inclusão social e reduzir desigualdades sociais.
Mais informações no site do MCTI.
Editais para jovens cientistas
O Instituto Serrapilheira lançou a 8ª Chamada Pública de Apoio à Ciência, voltada para cientistas das áreas de ciências naturais, matemática e ciência da computação em fase de consolidação de carreira, e a 3ª Chamada de Apoio a Pós-Docs Negros e Indígenas em Ecologia, realizada com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Os dois editais totalizam R$ 8,4 milhões em investimentos. As inscrições vão de 07/01 a 04/02/2025.
Saiba mais no site do Serrapilheira.
O que cientistas pensam sobre divulgação
O artigo "Cientistas brasileiros e divulgação científica: uma proposta de classificação" foi publicado, em 03/12, na Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad. O estudo analisa as percepções dos cientistas brasileiros sobre divulgação científica. Os resultados mostram uma diversidade de práticas, percepções e contextos. “Apesar da consciência sobre a importância da divulgação científica, ainda predomina o modelo que a entende como mera transmissão de conhecimentos ao público”, afirmam os autores Marcelo Pereira, Yurij Castelfranchi e Luísa Massarani.
Leia o artigo na Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad.
Podcast de Filosofia
Estreou, em novembro, o podcast Multitudo, criado pelo Grupo de Estudos Espinosanos da Universidade de São Paulo (USP). Segundo os produtores, o objetivo é “exprimir nossa potência de multidão crítica aos problemas atuais, que a filosofia pode e deve debater, dialogando também com todo mundo que se interesse pela filosofia do dia a dia”. Os apresentadores são o doutorando Abel Beserra, o pesquisador José Marcelo Siviero e a graduanda Yonah Zimerman. O podcast está disponível no Spotify e no Youtube.
Mais informações no Jornal da USP.
UFMG cria banco de fontes negras
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lançou, durante as ações do último Novembro Negro, um banco de fontes com informações sobre pesquisadores negros de diversas áreas do conhecimento. A iniciativa do Centro de Comunicação (Cedecom) busca dar visibilidade à produção desses pesquisadores e auxiliar a imprensa na produção jornalística. Já são 125 cientistas cadastrados e o mapeamento continua por meio do preenchimento de formulário de fluxo contínuo.
Acesse o Banco de fontes negras da UFMG.
Financiamento do CNPq para eventos de CT&
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou a Chamada de Auxílio à Promoção de Eventos Científicos, Tecnológicos e/ou de Inovação (ARC). As propostas devem ser enviadas até 30/01/2025. O valor total disponível para financiamento é de R$ 20 milhões, distribuídos em três linhas: eventos mundiais, eventos tradicionais e eventos não tradicionais.
Mais detalhes no site do CNPq.
77ª Reunião Anual da SBPC
Está no ar o site da 77ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá na Universidade Federal Rural do Pernambuco (UFRPE), em Recife (PE), de 13 a 19/07/2025. O tema desta edição é “Progresso é Ciência em todos os Territórios”. Os interessados em participar com submissão de trabalho na Sessão de Pôsteres têm até 26/03/2025 para se inscrever.
Acesse o site da 77ª Reunião Anual da SBPC.
Participe de uma pesquisa
Você que é estudante ou professor universitário está convidado a participar da pesquisa “O impacto do consumo excessivo de vídeos de curta duração em estudantes universitários: uma correlação entre sedentarismo e qualidade do sono”. A pesquisa é desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Lavras (Ufla) pela estudante Darlene Ferreira, orientada pelo professor Eric Andrade.
Preencha aqui o questionário.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU
Palavras-chave: Coluna de Ciência Coluna de Ciência
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS