Publicado em 20/12/2024 às 11:23 - Atualizado em 02/01/2025 às 08:51
O Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU) divulgou o boletim "Indicadores de Finanças Públicas Municipais de Uberlândia", referente ao 5º bimestre deste ano (Setembro/Outubro de 2024). O relatório busca abordar como tem sido geridas as finanças públicas no município e o impacto desses números na população.
A publicação é realizada bimestralmente e tem como uma de suas características traduzir os dados ao leitor de forma acessível, além também de trazer a metodologia por trás do trabalho.
Principais Resultados
O estudo destaca a continuidade do déficit primário, ou seja, as despesas são maiores do que as receitas - fato que ocorre há mais de seis bimestres. O saldo negativo registrado foi de 5 pontos percentuais. Em relação ao caixa, o relatório destaca uma estabilidade. Quem também se manteve estável foi a arrecadação própria, que constitui 55% das receitas da cidade de Uberlândia.
Já as dívidas voltaram a registrar altas, com aumento de 2% no segundo quadrimestre. Outro tópico é sobre as despesas, que, mesmo com aumento nos meses estudados, apresenta um dos menores números dos Boletins Indicadores da Finanças Públicas, com rigidez de 32%.
Para mais informações e outras publicações, acesse a página eletrônica do Cepes.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: boletim Cepes UFU Indicadores de Finanças Públicas de Uberlândia
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS