Economia

Novo boletim do Cepes destaca o Comércio Exterior da Região Intermediária de Patos de Minas no mês de dezembro

Pesquisa aponta os municípios de Patrocínio e Paracatu como os maiores exportadores da área

Publicado em 30/03/2023 às 12:38 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Com colaboração do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU), o Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômicos-sociais (Cepes/UFU) divulgou, na última quarta-feira, 29 de março, o Boletim de Comércio Exterior da Região Intermediária de Patos de Minas (RGInt), referente ao mês de dezembro de 2022.

Em relação ao ano de 2021, o boletim aponta um aumento de 8,27%, totalizando US$ 2,02 bilhões em exportações - com destaque para os resultados do segundo semestre. Cabe ressaltar que o montante é superior a todos os anos da série (desde 1997). Todavia, em quantidade, as vendas externas caíram 35,43%.

O levantamento apontou que, no que diz respeito à elevação do valor exportado, os municípios de Patrocínio (impacto de 6,46 ponto percentual), Paracatu (impacto de 6,46 p.p.) e Carmo do Paranaíba (impacto de 2,62 p.p.) se destacaram. O ouro, café e a soja foram os principais produtos vendidos, sendo que o café obteve o maior impacto na elevação do valor exportado (11,98 p.p.); em segundo lugar, ficou o ouro, com impacto de 2,21 p.p.. O aumento das receitas com esses produtos adveio tanto da elevação do volume negociado quanto do seu preço. Por outro lado, a soja teve queda significativa nas receitas - impacto de -4,26 p.p. em valor e redução de  42,15% em quantidade.

Dentre os países de destino das exportações da RGInt no ano de 2022, Canadá se destacou como maior comprador, adquirindo produtos no valor total de US$ 601,34 milhões (29,78% das exportações totais), e, também, foi o principal vetor de expansão do valor exportado da região nesse período (impacto de 2,78 p.p.), seguido do aumento das vendas para a Bélgica (impacto de 2,66 p.p.).

Importações

Quanto às importações, é visto que os municípios de Coromandel, Paracatu e Patos de Minas concentraram quase a totalidade dos negócios (89,06%). Coromandel foi o principal vetor de expansão das importações em dólares, enquanto Paracatu foi o principal vetor de redução das compras do exterior. Coromandel também apresentou a maior relação Importações/PIB (9,11%).

Dos 167 produtos importados em 2022, notou-se que Díodos, Transístores e Dispositivos Semelhantes com Semicondutores; Dispositivos Fotossensíveis Semicondutores e Fertilizantes Azotados e Fertilizantes Potássicos obtiveram os números mais expressivos.

O boletim completo e outros estudos analíticos de comércio exterior estão disponíveis no site do Cepes.

Palavras-chave: CEPES boletim Patos de Minas IERI comércio