Publicado em 19/12/2024 às 13:24 - Atualizado em 19/12/2024 às 16:54
A Prefeitura Universitária da Universidade Federal de Uberlândia (Prefe/UFU) inaugurou oficialmente duas obras e realizou a entrega de um projeto à comunidade universitária na última terça-feira (17/12). A programação percorreu duas praças - uma em frente ao Centro de Convivência do Campus Umuarama e outra, diante do Bloco 1J do Campus Santa Mônica - e terminou na Floresta Experimental da Fazenda Capim Branco, onde foi finalizada a execução de um projeto de reflorestamento.
A primeira inauguração do dia ocorreu no Campus Umuarama, às 8h30. O Bloco 2R, que pertencia ao Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem/UFU), do Instituto de Ciências Agrárias (Iciag/UFU), foi demolido para a revitalização do espaço. Em aproximadamente cinco meses, foram executados serviços de terraplanagem, piso em concreto, instalação de mesas e bancos para convivência, ampliação do sistema de iluminação e execução de serviços de pintura e jardinagem.
O prefeito universitário, João Jorge Ribeiro Damasceno, destacou que o prédio derrubado já estava condenado e foi este o motivo da ideia da sua substituição por uma praça. “São locais para a gente ter um melhor convívio dentro do campus e uma área verde maior também. No Santa Mônica, temos a revitalização de um local para isso também, tanto que pode ser feito algum tipo de evento da comunidade nele; então, estamos bem felizes de inaugurar esses dois espaços nos campi”, comentou.
No Campus Santa Mônica, às 9h30, ocorreu a segunda entrega de obras do dia. Em frente ao Bloco 1J e próxima ao Centro de Convivência, a praça que já existia no local foi revitalizada e recebeu intervenções ao longo dos últimos sete meses. Dentre as mudanças, estão a ampliação da área verde, instalações de novas muretas e de um piso de concreto armado, além de uma nova escada. Outro destaque da infraestrutura reformulada da praça é um sistema de drenagem e de grelhas para a captação de água da chuva.
O reitor Valder Steffen Junior ressaltou o interesse da UFU na consolidação de espaços como aquele, declarando que isso é uma melhoria para a universidade. “São espaços de convivência que favorecem a valorização do verde nos campi e também a questão de estudantes, corpo docente, corpo técnico-administrativo: toda a comunidade universitária usufrui desses espaços. Eles também podem ser úteis para eventos ao ar livre, já que são locais de múltipla utilização”, acrescentou.
Por fim, às 11h, a equipe da Prefeitura Universitária visitou a Fazenda Experimental Capim Branco para ver o resultado do projeto de reflorestamento às margens do Rio Uberabinha, resultado de uma parceria da UFU com o Departamento Municipal de água e Esgoto (DMAE), financiada via Edital ABHA Gestão de Águas - CBH Araguari.
O projeto prevê o plantio de 10 mil mudas de árvore, além da construção de mais de 8 quilômetros de cerca paraguaia, para cercar as Áreas de Preservação Permanente (APPs). Foram programadas quatro manutenções, com duas em 2024 e as demais em 2025, que prevêem coroamento (remoção de ervas daninhas que ficam ao redor da planta), adubação e replantio de mudas que não sobreviverem às intempéries.
Outro aspecto do projeto é que todas as mudas fazem parte da flora característica do Cerrado. Ao todo, são 52 espécies nativas do bioma, como jenipapos, ipês e jacarandás, assim como de espécies frutíferas, como goiabeiras. O objetivo é, além de aumentar a diversidade de espécies do local, atrair animais silvestres que dispersam sementes, como cotias e morcegos. De acordo com a equipe responsável pelo projeto, essas 10 mil mudas também podem melhorar a qualidade da água no perímetro urbano, por meio das matas ciliares.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
>>> Veja tembém:
Palavras-chave: obras prefe revitalização construção praças Campus Umuarama campus Santa Mônica projeto Fazenda Capim Branco
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS