Pular para o conteúdo principal
Infraestrutura

Prefeitura Universitária inaugura praças e finaliza projeto de reflorestamento

Obras nos campi Umuarama e Santa Mônica e intervenção na Fazenda Experimental Capim Branco foram apresentadas à comunidade na última terça-feira, 17 de dezembro

Publicado em 19/12/2024 às 13:24 - Atualizado em 19/12/2024 às 16:54

Nova praça do Campus Umuarama. (Fotos: Milton Santos)

 

A Prefeitura Universitária da Universidade Federal de Uberlândia (Prefe/UFU) inaugurou oficialmente duas obras e realizou a entrega de um projeto à comunidade universitária na última terça-feira (17/12). A programação percorreu duas praças - uma em frente ao Centro de Convivência do Campus Umuarama e outra, diante do Bloco 1J do Campus Santa Mônica - e terminou na Floresta Experimental da Fazenda Capim Branco, onde foi finalizada a execução de um projeto de reflorestamento.

A primeira inauguração do dia ocorreu no Campus Umuarama, às 8h30. O Bloco 2R, que pertencia ao Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem/UFU), do Instituto de Ciências Agrárias (Iciag/UFU), foi demolido para a revitalização do espaço. Em aproximadamente cinco meses, foram executados serviços de terraplanagem, piso em concreto, instalação de mesas e bancos para convivência, ampliação do sistema de iluminação e execução de serviços de pintura e jardinagem.

O prefeito universitário, João Jorge Ribeiro Damasceno, destacou que o prédio derrubado já estava condenado e foi este o motivo da ideia da sua substituição por uma praça. “São locais para a gente ter um melhor convívio dentro do campus e uma área verde maior também. No Santa Mônica, temos a revitalização de um local para isso também, tanto que pode ser feito algum tipo de evento da comunidade nele; então, estamos bem felizes de inaugurar esses dois espaços nos campi”, comentou.

 

Foto na praça inaugurada no Campus Umuarama
Inauguração teve participação de servidores do campus e gestores da UFU

 

No Campus Santa Mônica, às 9h30, ocorreu a segunda entrega de obras do dia. Em frente ao Bloco 1J e próxima ao Centro de Convivência, a praça que já existia no local foi revitalizada e recebeu intervenções ao longo dos últimos sete meses. Dentre as mudanças, estão a ampliação da área verde, instalações de novas muretas e de um piso de concreto armado, além de uma nova escada. Outro destaque da infraestrutura reformulada da praça é um sistema de drenagem e de grelhas para a captação de água da chuva.

O reitor Valder Steffen Junior ressaltou o interesse da UFU na consolidação de espaços como aquele, declarando que isso é uma melhoria para a universidade. “São espaços de convivência que favorecem a valorização do verde nos campi e também a questão de estudantes, corpo docente, corpo técnico-administrativo: toda a comunidade universitária usufrui desses espaços. Eles também podem ser úteis para eventos ao ar livre, já que são locais de múltipla utilização”, acrescentou.

 

Foto da praça do Campus Santa Mônica
Nova praça do Campus Santa Mônica

Por fim, às 11h, a equipe da Prefeitura Universitária visitou a Fazenda Experimental Capim Branco para ver o resultado do projeto de reflorestamento às margens do Rio Uberabinha, resultado de uma parceria da UFU com o Departamento Municipal de água e Esgoto (DMAE), financiada via Edital ABHA Gestão de Águas - CBH Araguari. 

O projeto prevê o plantio de 10 mil mudas de árvore, além da construção de mais de 8 quilômetros de cerca paraguaia, para cercar as Áreas de Preservação Permanente (APPs). Foram programadas quatro manutenções, com duas em 2024 e as demais em 2025, que prevêem coroamento (remoção de ervas daninhas que ficam ao redor da planta), adubação e replantio de mudas que não sobreviverem às intempéries.

Outro aspecto do projeto é que todas as mudas fazem parte da flora característica do Cerrado. Ao todo, são 52 espécies nativas do bioma, como jenipapos, ipês e jacarandás, assim como de espécies frutíferas, como goiabeiras. O objetivo é, além de aumentar a diversidade de espécies do local, atrair animais silvestres que dispersam sementes, como cotias e morcegos. De acordo com a equipe responsável pelo projeto, essas 10 mil mudas também podem melhorar a qualidade da água no perímetro urbano, por meio das matas ciliares.

 

Plantio de mudas na Fazenda Capim Branco
Segundo a Diretoria de Sustentabilidade da UFU, o objetivo da iniciativa é preservar e recuperar as nascentes do Rio Uberabinha, o principal da nossa região

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

>>> Veja tembém:

 

Palavras-chave: obras prefe revitalização construção praças Campus Umuarama campus Santa Mônica projeto Fazenda Capim Branco

A11y