Formaturas

Campi de Uberlândia encerram a maratona de cerimônias de colação de grau da UFU

No último sábado, 29, os estudantes dos campi Glória, Educação Física, Santa Mônica e Umuarama celebraram a conclusão dos seus respectivos cursos

Publicado em 04/05/2023 às 12:31 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Foram quase 800 estudantes de graduação, de 57 diferentes cursos dos quatro campi da cidade de Uberlândia - Glória, Educação Física, Santa Mônica e Umuarama - que se formaram, agora, no final do semestre 2022/1 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A celebração de colação de grau aconteceu no último sábado, 29, no Castelli Master, em três períodos do dia: pela manhã, às 9h; pela tarde, às 15h; e pela noite, às 19h.

O evento contou com a presença do reitor Valder Steffen Júnior, vice-reitor Carlos Henrique Martins, pró-reitores e representantes das pró-reitorias de Graduação (Prograd), Assistência Estudantil (Proae), Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), Extensão e Cultura (Proexc), Gestão de Pessoas (Progep), além de diretores de institutos e faculdades da UFU e coordenadores de curso.

Foto: Milton Santos

As solenidades reuniram formandos dos seguintes cursos: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Biomedicina, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social, Dança, Design, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Química, Estatística, Filosofia, Física, Física Médica, Fisioterapia, Geografia, Gestão da Informação, História, Jornalismo, Letras - Francês, Letras - Português, Língua Portuguesa com Domínio em Libras, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Música, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Química Industrial, Relações Internacionais, Saúde Coletiva, Sistemas de Informação, Teatro, Tradução e Zootecnia.

Steffen Júnior aproveitou o momento e o retorno da solenidade ao modo presencial para deixar uma mensagem de esperança aos concluintes: “Esperança nos novos direcionamentos do nosso país, novas oportunidades que deverão surgir, maior respeito à ciência, tecnologia e inovação, à cultura e às artes. Os nossos formandos e formandas são, certamente, profissionais muito bem formados não apenas na sua área de atuação, mas também uma formação cidadã que lhes dá a dimensão da importância do nosso país e das necessidades do nosso povo. Portanto, uma mensagem de esperança, na certeza de que eles farão diferença neste país.”

A pró-reitora de Graduação, Kárem Ribeiro, também deixou uma mensagem aos formandos. “Tenham muito sucesso profissional, cuidem da carreira de vocês com muito carinho e com muito amor, mas cuidem de vocês também. É muito importante a gente conciliar tanto o sucesso profissional, tanto o sucesso familiar, quanto também as nossas vidas pessoais. Um outro recado que eu gostaria de deixar é que, uma vez sendo UFU, nós sempre somos UFU. Então, cuidem das nossas universidades, defendam elas. Eu tenho certeza que vocês vão brilhar e brilhar muito”, discursou.

Confira mais imagens dos eventos, pelas lentes do fotógrafo Milton Santos, em seis galerias especiais:

As celebrações em Uberlândia foram as últimas de uma maratona de uma semana de formaturas da UFU. As colações de grau começaram na terça-feira, 25 de abril, em Patos de Minas, e passaram por Monte Carmelo (no dia 26), e Ituiutaba (27). Os eventos deste ano foram os primeiros em modo presencial, após o início da pandemia da covid-19.