Pular para o conteúdo principal
Cultura

MUnA apresenta três exposições que exploram gênero, identidade e a relação entre seres humanos e natureza

'Corpofloresta', 'Vida Sensível' e 'Mundo meio Meu' ficam em cartaz até 30 de março

Publicado em 13/02/2025 às 12:47 - Atualizado em 17/02/2025 às 16:17

Arte: Rio Amaral

O Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia (MUnA/UFU), inaugurou no último dia 7 de fevereiro (sexta-feira), três novas exposições, que ficarão em cartaz até 30 de março. As mostras são abertas ao público e têm diferentes temáticas, desde tópicos de gênero e identidade a experiências na região amazônica.

Imagem de um rapaz olhando obras de uma exposição
Fotos: Tatiana Fernandes

Idealizada pela artista campineira Valéria Scornaienchi, “Corpofloresta” surge de suas experiências na região do Baixo Amazonas, onde passou um mês coletando imagens, textos e desenhos. Os trabalhos propõem uma convivência sensível com os seres da floresta, trazendo suas presenças como co-criadoras.

A partir da interação com as águas, plantas e seres invisíveis, a artista explora percepções que entrelaçam corpo e natureza, criando vídeos que refletem um diálogo entre humanos e “mais-que-humanos”.

Imagem panorâmica de dois corredores do MUnA, com pessoas visitando exposições

“Vida Sensível”, também de Valéria Scornaienchi, é uma iniciativa colaborativa que busca promover a coexistência entre seres humanos e não-humanos, com foco na relação com fungos e algas. A mostra reúne diversas expressões artísticas, como desenhos, fotografias, bordados, impressões em tecido e linhas, além de textos coletados pela artista, com uma proposta que busca aproximar o público desses organismos.

Valéria concebe as exposições como “espaços abertos”, capazes de se transformar e adaptar às dinâmicas de uma criação compartilhada. Com essa abordagem, “Vida Sensível” incentiva a reflexão sobre novas formas de enxergar o mundo, enriquecendo as relações entre humanos e a natureza.

Seis pessoas visitando exposição no MUnA

“Mundo meio Meu”, com curadoria de Priscila Rampin, apresenta trabalhos de artistas mulheres de diversas regiões do Brasil, refletindo sobre como ocupam e vivenciam seus espaços físicos e mentais. A exposição aborda temas como gênero, identidades cis e trans, memória, luta, representatividade e a relação com o público e o privado, propondo um olhar decolonial e sensível às dinâmicas culturais e sociais que atravessam suas obras.

O horário de funcionamento do Museu Universitário de Arte é de terça a sexta-feiras, das 9h às 18h, e aos finais de semana, das 13h às 17h. O MUnA se localiza na Praça Cícero Macedo, 309, bairro Fundinho. 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Exposições MUnA arte Museu Universitário de Arte cultura

A11y