Por: Diélen Borges
Publicado em 08/04/2025 às 13:39 - Atualizado em
14/04/2025 às
16:02
VII Seminário Luso-Brasileiro de Divulgação Científica
Estão abertas as inscrições para o VII Seminário Luso-Brasileiro de Divulgação Científica, promovido pelo centro itinerante “Ciências Sob Tendas”, da Universidade Federal Fluminense (UFF). O objetivo é fortalecer os laços entre Portugal e Brasil e promover a troca intercultural de experiências em divulgação científica. Nesta edição, serão destacadas as ações desenvolvidas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2024, abordando sucessos, desafios e aprendizados dessa iniciativa conjunta.
O evento é gratuito, on-line e acontecerá nos dias 12 a 16 de maio de 2025. As submissões de resumos já terminaram, mas as inscrições para ouvintes podem ser feitas pelo Even3.
Divulgação Científica em Pauta
O Projeto +Ciência, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), convida divulgadores científicos para apresentação de cases no evento "Divulgação Científica em Pauta", a ser realizado no dia 23/04/2025, em Alfenas (MG). Os projetos podem ser apresentados nas modalidades presencial ou remota, a partir das 16h.
A submissão deve ser feita até 10/04/2025, por formulário on-line. A programação completa está no Jornal Unifal. Mais informações podem ser obtidas por e-mail: maisciencia@unifal-mg.edu.br.
PhD Trans Brasil
O projeto social PhD Trans Brasil objetiva visibilizar, registrar e divulgar conquistas de mulheres trans, travestis, homens trans, transmasculinidades e pessoas não-binárias que possuem o título de doutorado no Brasil. A proposta é mostrar pessoas trans como sujeitos do saber, principalmente, em estudos sobre seus corpos, trajetórias e histórias.
A autora do PhD Trans Brasil é Juh Círico, egressa da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e primeira mulher trans a se tornar doutora em Contabilidade no Brasil. O projeto conta com o apoio institucional do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Gênero, Raça e Sexualidade da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA), da Universidade de São Paulo (USP), e do Projeto TransFormar, também da USP.
Acesse o perfil no Instagram: @phd_trans_brasil.
Financiamento de eventos científicos
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) lançou a Chamada 005/2025 - Organização de Eventos de Caráter Técnico Científico - 1° Entrada. Entre os itens financiáveis estão diárias, passagens aéreas ou terrestres, além de serviços de terceiros como transmissão ao vivo, tradução simultânea e espaço recreativo para os filhos dos pesquisadores participantes do evento.
Serão R$ 5 milhões em recursos investidos em duas entradas. Para eventos previstos entre 1° de outubro de 2025 e de 2026, as propostas devem ser submetidas via sistema Everest entre 19 de março e 30 de abril de 2025. Na segunda entrada, para eventos previstos de 1° de fevereiro a 31 de maio de 2026, as propostas devem ser enviadas de 5 de maio a 1º de setembro de 2025.
Acesse a chamada do site da Fapemig.
Participe de uma pesquisa
Surdos e ouvintes, maiores de 18 anos, que estão cursando ou já concluíram qualquer curso de graduação, na UFU ou em outra instituição, estão convidados a participar da pesquisa sobre o “processamento anafórico de surdos na leitura do português brasileiro”.
A pesquisadora principal é a professora Camila Tavares Leite, do Instituto de Letras e Linguística (Ileel/UFU), e o pesquisador assistente é Celso dos Anjos Junior, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL).
A participação acontece por meio da plataforma online PCIbex. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail celso.anjos@ufu.br ou para o telefone (34) 99290-2090.
Participe de outra pesquisa
“A universidade pública mineira e a divulgação científica em espaços de educação não formal” é o título da pesquisa desenvolvida por Tenisziara Moura, servidora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFTM). Um dos instrumentos de coleta de dados é a aplicação de um questionário destinado a servidores que atuam em setores de comunicação institucional nas universidades federais de Minas Gerais.
Se você se encaixa no público selecionado pela pesquisadora, pode participar do estudo respondendo ao questionário on-line.
‘Comunica Ciência’ no vestibular
Um trecho da reportagem Doutorando da UFU utiliza feromônios para controlar robôs, publicada na editoria Comunica Ciência do portal Comunica UFU, pela então estagiária Laura Justino, em 12/11/2021, apareceu em uma questão do Processo Seletivo Vestibular UFSM 2025, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
“Claudiney Tinoco, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Computação, da Faculdade de Computação (Facom) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), desenvolveu, no mestrado, um método que utiliza feromônios, por meio da inteligência artificial, que são capazes de controlar as ações de um conjunto de robôs.” Este trecho abre a reportagem e foi reproduzido na prova.
Confira a questão completa na página 6 da prova da UFSM.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Coluna de Ciência Coluna de Ciência